https://noticiabrasil.net.br/20240809/lula-em-lancamento-de-fragata-da-marinha-e-necessario-ter-soberania-na-area-da-defesa-video-35978883.html
Lula em lançamento de fragata da Marinha: 'É necessário ter soberania na área da Defesa' (VÍDEO)
Lula em lançamento de fragata da Marinha: 'É necessário ter soberania na área da Defesa' (VÍDEO)
Sputnik Brasil
Construídas em um estaleiro em Itajaí, em Santa Catarina, a primeira das quatro novas fragatas da Marinha do Brasil foi lançada ao mar nesta sexta-feira (9) em... 09.08.2024, Sputnik Brasil
2024-08-09T18:53-0300
2024-08-09T18:53-0300
2024-08-09T19:27-0300
notícias do brasil
defesa
luiz inácio lula da silva
jair bolsonaro
itajaí
santa catarina
marinha do brasil
marinha
embraer
programa de aceleração do crescimento (pac)
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/09/35978554_0:240:1280:960_1920x0_80_0_0_80ba0c0c09850bfb47506a9c301b1183.jpg
Um dos principais programas para a renovação da frota da Marinha brasileira entregou a primeira das quatro novas fragatas quatro anos após a assinatura do acordo que deu início à construção dos equipamentos militares em um estaleiro em Itajaí. Com investimentos de cerca de R$ 9 bilhões, os navios-escolta são produzidos pelo Consórcio Águas Azuis, formado pela Embraer Defesa e Segurança, a subsidiária da companhia brasileira Atech e a gigante alemã ThyssenKrupp Marine Systems.O acordo prevê ainda a transferência de tecnologia ao Brasil, além de ser responsável pela geração de mais de 8 mil empregos, sendo 6 mil indiretos. Apesar do lançamento da primeira unidade ao mar, só estará disponível para missões em 2025, quando vai receber equipamentos como mísseis e torpedos. Já as demais embarcações serão entregues de forma gradual até 2028.Durante a cerimônia, o presidente Lula ressaltou que a iniciativa "é mais um passo para o Brasil rumo à modernização tecnológica das Forças Armadas e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa [BID] do país".Com relação ao projeto, cujo acordo foi assinado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula pontuou ser maior do que qualquer governo. "Mais do que um projeto de governo, o programa de fragatas Tamandaré é um projeto do Estado brasileiro, gerenciado por uma empresa pública. Por esse motivo, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]", acrescenta.Defesa da soberania nacionalLula ainda ressaltou que a indústria de defesa é estratégica para qualquer país e, no Brasil, ainda "assume importância ainda mais expressiva por gerar inovações e incentivar a pesquisa, o que permite o controle de um segmento estratégico do ponto de vista geopolítico".Já o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a primeira fragata do projeto, batizada como F-200 Tamandaré, simboliza a tradição naval brasileira e "renova o compromisso do país com um futuro de segurança e prosperidade"."A contribuição da Embraer, especialmente através da integração de sistemas e da absorção de tecnologia pela subsidiária, é uma prova do nosso compromisso contínuo com excelência e com inovação. Este projeto não é apenas um marco para a Marinha do Brasil, mas também para a Base Industrial de Defesa como um todo", enfatizou.O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou durante o evento que essa foi a primeira visita ao Estaleiro Brasil Sul, onde é desenvolvido o projeto fundamental para a modernização do poder naval brasileiro.
https://noticiabrasil.net.br/20240321/marinha-do-brasil-lanca-submarino-tonelero-na-proxima-semana-33687415.html
itajaí
santa catarina
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/09/35978554_0:0:1280:960_1920x0_80_0_0_06ca9d89b6a2a4deadc178c34838dda7.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
defesa, luiz inácio lula da silva, jair bolsonaro, itajaí, santa catarina, marinha do brasil, marinha, embraer, programa de aceleração do crescimento (pac), exclusiva, josé mucio monteiro, forças armadas, thyssenkrupp marine systems, bid
defesa, luiz inácio lula da silva, jair bolsonaro, itajaí, santa catarina, marinha do brasil, marinha, embraer, programa de aceleração do crescimento (pac), exclusiva, josé mucio monteiro, forças armadas, thyssenkrupp marine systems, bid
Lula em lançamento de fragata da Marinha: 'É necessário ter soberania na área da Defesa' (VÍDEO)
18:53 09.08.2024 (atualizado: 19:27 09.08.2024) Especiais
Construídas em um estaleiro em Itajaí, em Santa Catarina, a primeira das quatro novas fragatas da Marinha do Brasil foi lançada ao mar nesta sexta-feira (9) em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A embarcação Tamandaré é um navio-escolta que será usado em missões e proteção do território nacional.
Um dos principais programas para a
renovação da frota da Marinha brasileira entregou a primeira das quatro novas fragatas quatro anos após a assinatura do acordo que deu início à construção dos equipamentos militares em um estaleiro em Itajaí. Com investimentos de cerca de R$ 9 bilhões, os
navios-escolta são produzidos pelo Consórcio Águas Azuis, formado pela Embraer Defesa e Segurança, a subsidiária da companhia brasileira Atech e a gigante alemã ThyssenKrupp Marine Systems.
O acordo prevê ainda a transferência de tecnologia ao Brasil, além de ser responsável pela geração de mais de 8 mil empregos, sendo 6 mil indiretos. Apesar do lançamento da primeira unidade ao mar, só estará disponível para missões em 2025, quando vai receber equipamentos como mísseis e torpedos. Já as demais embarcações serão entregues de forma gradual até 2028.
Durante a cerimônia, o presidente Lula ressaltou que a iniciativa "é mais um passo para o Brasil rumo à
modernização tecnológica das Forças Armadas e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa [BID] do país".
"Desde o nosso primeiro governo, buscamos ampliar a capacidade de escolha do país por tecnologias que melhorem as demandas estratégicas, estimule diferentes setores da economia e garanta as melhores oportunidades de formação dos profissionais brasileiros. O poder de compra do Estado brasileiro pode e deve ser utilizado para fortalecer essa estrutura produtiva e estimular a geração de novas tecnologias", disse.
Com relação ao projeto, cujo acordo foi assinado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula pontuou ser maior do que qualquer governo. "Mais do que um projeto de governo, o programa de fragatas Tamandaré é um projeto do Estado brasileiro, gerenciado por uma empresa pública. Por esse motivo, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]", acrescenta.
Defesa da soberania nacional
Lula ainda ressaltou que
a indústria de defesa é estratégica para qualquer país e, no Brasil, ainda "assume importância ainda mais expressiva por
gerar inovações e incentivar a pesquisa, o que permite o controle de um segmento estratégico do ponto de vista geopolítico".
"É necessário ter soberania na área da defesa para garantir o domínio sobre as nossas riquezas naturais, nosso mar e nosso pré-sal. Do mesmo modo, é preciso ter a soberania no conhecimento, na tecnologia e na capacidade de liderar grandes projetos para que não fiquemos para trás em relação ao resto do mundo. O Brasil está no caminho certo para fortalecer sua soberania, pois foi graças a uma empresa estatal, a um patrimônio construído por todos nós, que conseguimos tirar esse projeto do papel, em um trabalho em conjunto com a Marinha do Brasil", argumentou.
Já o
presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, lembrou que a primeira fragata do projeto, batizada como F-200 Tamandaré, simboliza a tradição naval brasileira e "renova o compromisso do país com um futuro de segurança e prosperidade".
"A contribuição da Embraer, especialmente através da integração de sistemas e da absorção de tecnologia pela subsidiária, é uma prova do nosso compromisso contínuo com excelência e com inovação. Este projeto não é apenas um marco para a Marinha do Brasil, mas também para a Base Industrial de Defesa como um todo", enfatizou.
O
ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou durante o evento que essa foi a primeira visita ao Estaleiro Brasil Sul, onde é desenvolvido o projeto fundamental para a modernização do poder naval brasileiro.
"Em termos de defesa, a entrega das fragatas Tamandaré viabilizará a substituição de navios com mais de 40 anos de operação, materializando, portanto, a inadiável renovação da nossa esquadra. E essa exigência de tornar a Marinha mais rápida a defender os interesses do Brasil no mar coincide com a confirmação do imenso volume de riquezas a serem protegidas para o povo brasileiro na nossa Amazônia Azul. E será ainda maior com a exploração de óleo e gás do nosso novo pré-sal na Margem Equatorial", finalizou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).