- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU vê com 'bons olhos' iniciativa para que Israel e Hamas retomem negociações por um cessar-fogo

© Sputnik / Andrey Stenin / Acessar o banco de imagensPalestinos na Cidade de Gaza comemoram a entrada em vigor de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas
Palestinos na Cidade de Gaza comemoram a entrada em vigor de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2024
Nos siga no
A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou o seu apoio à proposta de Egito, Catar e Estados Unidos para que Israel e o Hamas retomem as negociações de cessar-fogo ainda neste mês, disse a porta-voz da organização, Florencia Soto.
"Qualquer movimento que aproxime as partes de um cessar-fogo é bem-vindo para nós", disse a porta-voz quando questionada sobre a posição da ONU em relação a iniciativa. No entanto, ela acrescentou que não tinha conhecimento de que estivessem ocorrendo negociações.
Na quinta-feira (8) de 2024, o presidente do Egito, Abdel Fattah Sisi, anunciou que o seu país, juntamente com o Catar e os Estados Unidos, emitiu uma declaração instando Israel e o Hamas a retomarem as negociações de paz. Para isso propuseram os dias 14 e 15 de agosto para a retomada das conversas, oferecendo Doha ou Cairo como sede.
Os líderes dos três países manifestaram a vontade de apresentar uma proposta definitiva para garantir o cessar-fogo.
A União Europeia juntou-se aos EUA, Catar e Egito no apelo a Israel e ao Hamas para que concordem com um cessar-fogo e libertem os reféns, disse o responsável pela política externa do bloco, Josep Borrell.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense (à esquerda), caminha com o presidente do país, Isaac Herzog (no centro à direita), no memorial estatal de Zeev Jabotinsky, no Cemitério Militar do Monte Herzl. Jerusalém, 4 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2024
Panorama internacional
Cessar-fogo em Gaza: Israel quer se sentar à mesa de negociações com ataque provável do Irã?
Em 7 de Outubro de 2023, um ataque coordenado pelo Hamas a mais de 20 comunidades israelenses deixou aproximadamente 1,1 mil mortos e cerca de 5,5 mil feridos, além de mais de 200 reféns.
Em retaliação, Israel lançou uma declaração de guerra contra o Hamas e iniciou uma série de bombardeios contra a Faixa de Gaza, que até agora resultaram na morte de 39,7 mil pessoas e deixou mais de 91,7 mil feridos.
A Rússia e outros países instam Israel e o Hamas a concordarem com um cessar-fogo e a defenderem uma solução de dois Estados, aprovada pela ONU em 1947, como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала