- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Manila e Pequim 'atiram' acusações mútuas após novo incidente no mar do Sul da China

© AP Photo / Joeal CalupitanNavio da Guarda Costeira chinesa (à esquerda), com uma embarcação da milícia chinesa (à direita), bloqueia navio da Guarda Costeira das Filipinas, BRP Sindangan, enquanto este tentava se dirigir ao Second Thomas Shoal no disputado mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 4 de outubro de 2023
Navio da Guarda Costeira chinesa (à esquerda), com uma embarcação da milícia chinesa (à direita), bloqueia navio da Guarda Costeira das Filipinas, BRP Sindangan, enquanto este tentava se dirigir ao Second Thomas Shoal no disputado mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2024
Nos siga no
As Filipinas conduziram um avião sobre o atol Shoal para o que disseram ser uma atividade rotineira, algo que recebeu críticas da China, que disse estar conduzindo treinamentos nas proximidades.
Manila e Pequim trocaram no sábado (10) acusações, após um encontro entre seus aviões em uma área disputada no mar do Sul da China.
O Exército das Filipinas condenou veementemente as "ações perigosas e provocativas" da Força Aérea chinesa.
Duas aeronaves da Força Aérea da China executaram uma manobra perigosa e lançaram sinalizadores no caminho de uma aeronave da Força Aérea das Filipinas que realizava uma patrulha rotineira sobre o atol Shoal na manhã de quinta-feira (8), afirmaram os militares filipinos em um comunicado.
Tal situação teria colocado "em risco a vida de nosso pessoal que realizava operações de segurança marítima recentemente dentro das zonas marítimas das Filipinas", disse Romeo Brawner, chefe das Forças Armadas das Filipinas, acrescentando que a aeronave chinesa interferiu em operações de voo legais e violou a lei internacional sobre segurança da aviação.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, participa da 14ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Cúpula do Leste Asiático na 57ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) em Vientiane, Laos, 27 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2024
Panorama internacional
MRE da China adverte as Filipinas sobre o destacamento de mísseis intermediários dos EUA no país
Trata-se da primeira vez desde que o presidente Ferdinand Marcos Jr. assumiu o cargo em 2022 que as Filipinas reclamam de ações perigosas de aeronaves chinesas, e não só sobre navios da Marinha ou da Guarda Costeira.

Declarações da China

A aeronave filipina, apesar dos repetidos avisos da China, insistiu em invadir ilegalmente o espaço aéreo da ilha Huangyan, interrompendo as atividades de treinamento, anunciou no sábado (10), por sua vez, o Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês.
As forças navais e aéreas da China realizaram identificação, rastreamento, advertência e expulsão em conformidade com a lei, acrescentou.
"A operação no local foi profissional, obedeceu às normas, foi legítima e legal", disse o ELP, pedindo às Filipinas que parem com as infrações e provocações.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала