- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pela 1ª vez, Marinha da Austrália testa míssil avançado SM-6 no Indo-Pacífico

© AP Photo / Peter ThompsonOs navios participantes do Exercício Malabar 2023, o INS Sahyadri, o JS Shiranui, o INS Kolkata e o HMAS Brisbane, navegam para o Porto de Sydney
Os navios participantes do Exercício Malabar 2023, o INS Sahyadri, o JS Shiranui, o INS Kolkata e o HMAS Brisbane, navegam para o Porto de Sydney - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2024
Nos siga no
O governo australiano disse neste sábado (10) que testou pela primeira vez um Raytheon, míssil SM-6 de um navio da Marinha, perto do estado norte-americano do Havaí, como parte do exercício Pacific Dragon 2024.
O Ministério da Defesa da Austrália chamou a ação de "marco significativo" desde um acordo aprovado com os Estados Unidos em 2021, relata a Reuters.

"Esse é outro exemplo da aceleração nas aquisições de capacidades críticas para a Marinha. A capacidade de dissuadir um adversário de alcances estendidos e de dissuadir tentativas de projetar poder contra a Austrália é uma parte essencial da Estratégia de Defesa Nacional", disse Pat Conroy, ministro da Indústria de Defesa e Entrega de capacidades da Austrália, citado pela mídia.

O SM-6 é o míssil de defesa aérea naval mais avançado do arsenal dos EUA, inclusive contra mísseis balísticos, e também foi testado para atingir navios e alvos terrestres, e em cenários ar-ar.
O governo australiano não disse quantos mísseis compraram dos Estados Unidos, mas quando a venda militar estrangeira foi aprovada em 2021, documentos em Washington mostram um custo estimado de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) para "artigos e serviços de defesa".
Marinheiros filipinos observam navio da Guarda Costeira chinesa nº 5203 tocando sua embarcação de abastecimento ao se aproximar do Segundo Thomas Shoal, conhecido localmente como Ayungin Shoal, em águas disputadas do mar do Sul da China, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2024
Panorama internacional
Com mira na China, Canadá e Austrália acordam reforço de cooperação militar no Indo-Pacífico
Esse número incluí mísseis SM-6 e SM-2, já em uso pela Marinha da Austrália.
O anúncio de hoje (10) não informou quando o SM-6 estaria operacional, mas disse que ele seria implantado em destróieres da classe Hobart, dos quais a Camberra tem três. Cada um pode carregar 48 mísseis de defesa aérea.
A Austrália tem trabalhado para reforçar suas capacidades militares diante das crescentes tensões com a China, incluindo melhorias nas bases financiadas pelos EUA .
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала