- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA contrariam mídia do Iraque e negam retirada de forças do país

© AP Photo / Ali Abdul HassanSoldado dos EUA ao lado de detritos da base de Al-Asad. Iraque, 13 de janeiro de 2020
Soldado dos EUA ao lado de detritos da base de Al-Asad. Iraque, 13 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos não estão discutindo com a liderança iraquiana a retirada de suas Forças Armadas do país, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel.
"Tivemos discussões com o governo iraquiano desde o ano passado sobre o futuro da operação, inclusive quando o primeiro-ministro [Mohammed Shia] al-Sudani se encontrou com o presidente [Joe] Biden em Washington em abril. Em nenhum momento discutimos a retirada das forças dos EUA do Iraque", disse Patel em uma coletiva de imprensa.
Anteriormente, a agência de notícias iraniana Tasnim, citando fontes, informou que o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Fuad Hussein, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, iriam fazer uma declaração conjunta sobre a conclusão da missão da coalizão militar internacional no Iraque.
Bandeira dos Estados Unidos sobre escombros após um tornado em Dawson Springs, no estado do Kentucky. EUA, 12 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Panorama internacional
Afeganistão, Ucrânia e Israel: insucessos consecutivos dos EUA provam o declínio da Pax Americana?
Segundo fontes da agência, a retirada das tropas da coligação do território iraquiano, com exceção do Curdistão iraquiano, terá início em setembro de 2025, e sua retirada do Curdistão iraquiano está prevista para setembro de 2026.
No início do ano, o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, afirmou que o Iraque procurava a retirada do seu território da coligação militar internacional criada para combater a organização terrorista terrorista Daesh (também conhecida como Estado Islâmico, grupo extremista proibido na Rússia e em vários outros países), porque o país pode se defender sozinho.
Criada em 2014 pelos EUA em pouco tempo, a Força-Tarefa Conjunta Combinada, também conhecida como Operação Resolução Inerente, se expandiu para a Síria, onde age sem a permissão das autoridades do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала