Silvio Santos, dono do SBT, morre aos 93 anos em São Paulo
10:16 17.08.2024 (atualizado: 16:50 17.08.2024)
© Foto / Twitter / ReproduçãoSilvio Santos
© Foto / Twitter / Reprodução
Nos siga no
O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais.
O apresentador, que foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, foi internado em 18 de julho de 2024 no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1, mas teve alta dois dias depois.
Em 1º de agosto, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem, e não deixou mais o hospital.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
Silvio Santos é um marco na história da televisão brasileira. Ao longo dos últimos 60 anos esteve no ar, com passagens pelas principais emissoras, incluindo a rede Globo, até criar sua própria rede: o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Filho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel, como era seu verdadeiro nome, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930, relembra o portal Metrópoles.
Um dos capítulos mais conhecidos de sua vida envolve a juventude, quando trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca – vendendo capas para Títulos de Eleitor.
Morre Silvio Santos, o maior comunicador brasileiro de todos os tempos. Seus bordões, programas e carisma fazem parte da memória nacional, das tardes e noites de domingo de muitas e muitas gerações.
— Dorinaldo Malafaia (@malafaia_d) August 17, 2024
Solidariedade aos seus milhões de fãs! pic.twitter.com/H42AZrPaeE
Em 1981, quando o SBT entrou no ar, o Programa Silvio Santos viraria a principal atração, com quadros inesquecíveis como "Domingo no parque", "Qual é a música", "Show de calouros" e "Porta da esperança".
A capacidade de segurar o público no programa de variedades que chegou a durar mais de dez horas, o domínio da plateia e da audiência com bordões como "Vem pra cá, vem pra cá" e "Quem quer dinheiro?" atestavam o carisma do apresentador.
Silvio também fez sucesso cantando marchinhas de carnaval, como "Coração Corintiano" e "A pipa do vovô", registradas em álbuns entre os anos 70 e 90.
Marchinha histórica sobre o Sport Club Corinthians Paulista.
— Vessoni (@Vessoni) August 17, 2024
Valeu, Seu Silvio Santos.#Corinthians #RipSilvioSantos #SilvioSantos pic.twitter.com/HTmQsKZRH4
No canal, Silvio criou um jeito próprio de fazer televisão. Com mudanças na grade, pouco espaço para jornalismo, programas inovadores e apostas que poucos fariam, como o seriado Chaves e as novelas mexicanas.
Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.