- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Soldado da unidade de artilharia autopropulsada Malka do Distrito Militar Central da Rússia durante missões de combate na direção de Avdeevka da operação militar especial - Sputnik Brasil

908º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
13:18 19.08.2024
ONU está pronta para enviar grupo de especialistas internacionais para a região de Kursk
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH, na sigla em inglês) está pronto para enviar um grupo de especialistas internacionais para a região russa de Kursk, que está sob ataque da Ucrânia, disse a vice-alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, à Sputnik nesta segunda-feira (19).
10:01 19.08.2024
Índia não pode ser intermediária entre Rússia e Ucrânia, mas pode retransmitir mensagens, diz mídia indiana
07:03 19.08.2024
Alerta aéreo anunciado nas regiões ucranianas de Poltava, Carcóvia, Kirovograd, Dnepropetrovsk, Nikolaev e Odessa, e ainda nas partes das regiões de Zaporozhie e Kherson controladas por Kiev
06:07 19.08.2024
Ucrânia pode não receber cerca de US$ 4 bilhões em apoio militar da Alemanha, diz mídia alemã
05:17 19.08.2024
Reino Unido ainda está pensando na possibilidade de permitir à Ucrânia atacar a Rússia com mísseis Storm Shadow, diz mídia britânica
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала