- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Norte do Brasil: Acre e Rondônia ficam sem fornecimento de energia elétrica

© AP Photo / Robert F. BukatyLinhas de transmissão de energia elétrica em Pownal, Maine. Estados Unidos, 22 de abril de 2019
Linhas de transmissão de energia elétrica em Pownal, Maine. Estados Unidos, 22 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2024
Nos siga no
Um apagão deixou dois estados do Norte do Brasil, Acre e Rondônia sem energia elétrica nesta quinta-feira (22). Conforme o Operador do Sistema Elétrico Nacional (ONS), o restabelecimento do serviço está em andamento e uma sala de crise foi criada pelo governo.
Em comunicado, o ONS informou que "houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e de Rondônia ao SIN [Sistema Interligado Nacional]".
No estado do Acre, há pelo menos 217 mil pessoas sem luz, de acordo com informações da empresa concessionária Energisa.
No momento, ainda são desconhecidas as causas do incidente, embora a imprensa local sugira que o calor excessivo, que aumenta o uso de aparelhos de ar-condicionado, possa ter sobrecarregado o sistema.
#445 Jabuticaba - Sputnik Brasil, 1920, 12.08.2024
Jabuticaba Sem Caroço
Os custos e os impactos dos gatos de luz
A situação levou o Ministério de Minas e Energia a criar uma sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de técnicos da pasta.
O objetivo da medida é dar "celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência".
Em agosto, o ONS chegou a recomendar o acionamento de termelétricas a gás natural para preservar o uso das hidrelétricas da região, que vive um longo período de seca.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала