- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis usam a rede social X para negociar armas, diz mídia

© AP Photo / AP PhotoMilitares dos houthis, grupo responsável pelos ataques no mar Vermelho, com armas em punho nas proximidades de Sanaa, capital do Iêmen, em 22 de janeiro de 2024
Militares dos houthis, grupo responsável pelos ataques no mar Vermelho, com armas em punho nas proximidades de Sanaa, capital do Iêmen, em 22 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2024
Nos siga no
O movimento Ansar Allah do Iêmen, também conhecido como houthis, está usando a rede social X para negociar armas, informou o The Times na quinta-feira (22).
Dezenas de traficantes de armas sediados na capital iemenita, Sanaa, usam o X como "vitrine", publicando fotos de fuzis de assalto à venda, segundo a reportagem.
O jornal informou que algumas contas têm uma marca de verificação azul, o que expande a funcionalidade da rede social.
Um drone MQ-9 Reaper visto no céu da Síria - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2024
Panorama internacional
Houthis abatem drone MQ-9 Reaper e atingem navio dos EUA
Ao mesmo tempo, os traficantes de armas também deixam seus contatos nos mensageiros Telegram e WhatsApp (este último proibido na Rússia por extremismo), bem como na plataforma de monetização de conteúdo Patreon, acrescentou a reportagem. O pagamento por armas é supostamente feito em criptomoeda.
Pelo menos 68 contas desse tipo foram identificadas no X, segundo o relatório, acrescentando que os traficantes de armas usam abertamente o logotipo houthi e a propaganda do movimento na plataforma.

EUA e Israel no Oriente Médio

Guerra que já provocou a morte de quase 40 mil palestinos, segundo autoridades locais, e trouxe uma das piores catástrofes humanitárias da história para o Oriente Médio, provocando também impactos políticos nos projetos dos Estados Unidos e de Israel de formar uma aliança militar com países árabes da região. E qual o papel do Eixo da Resistência nesse processo?
O Eixo da Resistência, nome que até o ataque histórico do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro do ano passado estava esquecido da geopolítica mundial, voltou a ganhar relevância na mídia para além do Oriente Médio.
Considerados herdeiros dos movimentos nacionalistas da região que marcaram o fim da dominação do Império Otomano no início do século XX, o eixo é um coletivo de atores políticos de orientação islâmica que atuam no continente, desde o Hamas na Faixa de Gaza, ao Hezbollah no Líbano, e aos houthis no Iêmen.
A definição como resistência vem justamente da luta contra a hegemonia norte-americana e israelense no Oriente Médio, de tendência anti-imperialista e anticolonialista. Para além dos braços políticos, também foram formandas alas militares e, ao longo do tempo, ganharam denominações no mundo ocidental como movimentos terroristas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала