Cientistas resolvem paradoxo das galáxias mais antigas 'com ajuda' de buracos negros

© NASA . NASANovos detalhes em torno da nuvem escura L1527 e sua protoestrela foram revelados pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA. As cores vibrantes da nebulosa, visíveis apenas na luz infravermelha, mostram que a protoestrela está no meio de acumulação de material para se tornar uma estrela completa
 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2024
Usando as descobertas do telescópio mais potente já construído do mundo, cientistas estão se aproximando da descoberta do tamanho real das galáxias e dos buracos negros em torno dos quais elas giram, informa o The Telegraph.
Há muito tempo se acreditava que as galáxias mais velhas só podiam acomodar um pequeno número de estrelas e não podiam ter um brilho muito intenso, enquanto um estudo feito pelo Telescópio Espacial James Webb, o mais potente já construído, revelou que elas pareciam ser muito maiores do que as teorias haviam previsto.
Recentemente, os cientistas da NASA e da Universidade do Texas encontraram a solução deste problema. A culpa é dos buracos negros.

"O buraco negro é invisível para o telescópio, mas a matéria e o gás que devora levam a um atrito que produz calor e luz, que o James Webb consegue captar e dá a impressão artificial de mais galáxias e estrelas do que realmente existem", diz o artigo.

O campo magnético da Terra funciona como um escudo, protegendo o planeta da radiação cósmica e das partículas carregadas que correm na nossa direção com ventos solares - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2024
Grupo internacional de cientistas desenvolve material que é carregado pelo campo magnético da Terra
A explicação acalmou as preocupações dos cientistas que não precisam reformar as leis da física, já que se trata apenas de uma ilusão de óptica.

"O resultado final é que não há crise em termos do modelo padrão da cosmologia", cita o jornal o professor de astronomia da Universidade do Texas Steven Finkelstein.

Segundo o artigo, os cientistas estão agora lidando com outra anomalia inesperada revelada pelo telescópio de que havia duas vezes mais galáxias nos estágios iniciais do Universo do que a ciência prevê.
Esse mistério complexo ainda está esperando para ser resolvido.