- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Vice-diretor da CIA diz que Ucrânia pretende manter parte do território capturado em Kursk

© AP PhotoFoto tirada de um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia, mostrando um tanque do Exército russo tomando uma posição em uma área da região de Kursk. Rússia, 10 de agosto de 2024
Foto tirada de um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia, mostrando um tanque do Exército russo tomando uma posição em uma área da região de Kursk. Rússia, 10 de agosto de 2024  - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2024
Nos siga no
O vice-diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês), David Cohen, afirmou durante a Conferência de Inteligência e Segurança do órgão norte-americano que a Ucrânia pretende manter o controle de parte do território russo capturado por suas tropas na região de Kursk por algum tempo.

"Eles [os ucranianos] estão permanecendo na Rússia, estão construindo defesas e, pelo que podemos perceber e pelas nossas conversas, parecem determinados a reter parte desse território por um período de tempo", disse Cohen nesta quarta-feira (28).

Ao mesmo tempo, Cohen reconheceu que a Rússia continua a fazer avanços territoriais na região de Donbass. No entanto, segundo o dirigente, isso não mudará a situação estratégica no campo de batalha.
Em 6 de agosto, as forças ucranianas cruzaram a fronteira com a Rússia e lançaram uma ofensiva na região de Kursk. Em relação ao ataque, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia havia realizado outra grande provocação, disparando indiscriminadamente contra alvos civis. Putin acrescentou que não poderia haver negociações de paz após o episódio.
Neste vídeo de distribuição divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia, um veículo militar ucraniano destruído por militares da 810ª brigada de infantaria naval da Frota Russa do Mar Negro é visto em uma estrada na região de Kursk, Rússia, 20 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2024
Panorama internacional
Rússia diz que EUA 'jogaram o bom senso fora' e podem encarar problemas por ação de Kiev em Kursk
Uma das principais preocupações na região, para além dos riscos aos civis, é com relação às ofensivas de Kiev contra a usina nuclear de Kursk, que pode provocar um acidente nuclear. "Estive na central nuclear russa de Kursk hoje [27], onde a situação é séria", declarou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, acrescentando que prevenir um acidente nuclear é "vital".
Uma delegação liderada por Grossi visitou a usina nuclear de Kursk e a cidade de Kurchatov na terça-feira (27). Durante a visita, as consequências de uso da atividade militar perto da usina puderam ser observadas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала