Militar das forças especiais russas aponta peculiaridades dos veículos blindados dos EUA
© Sputnik / Sergei BobylevTropas aerotransportadas russas durante treinamento de medicina tática em zona de operação militar especial da Rússia, foto publicada em 27 de agosto de 2024.
© Sputnik / Sergei Bobylev
Nos siga no
Os militares russos precisam usar táticas especiais contra os veículos blindados dos EUA, já que estes têm poucas vulnerabilidades, disse à Sputnik um combatente das forças especiais russas (Spetsnaz) com o apelido Spas, que recentemente abateu um blindado Maxx Pro norte-americano na zona da operação militar especial.
O veículo blindado de transporte de pessoal Maxx Pro foi desenvolvido como um substituto do conhecido Humvee, com base na experiência da Guerra do Iraque (2003-2011), onde muitas tropas dos EUA sofreram perdas devido a serem atingidas por dispositivos explosivos improvisados.
O blindado recebeu blindagem mais robusta e proteção na parte inferior da carroceria.
De acordo com os engenheiros, o veículo é capaz de proteger a tripulação no caso de uma explosão de mina de até sete quilos de TNT. O Exército dos Estados Unidos o adotou em 2007.
De acordo com dados públicos, as Forças Armadas da Ucrânia receberam 440 desses blindados desde o início do conflito.
"Queimei Abrams, picapes blindadas, alguns [veículos de combate de infantaria] Bradley. O equipamento norte-americano é muito forte, não tem muitos pontos vulneráveis. Por isso, é importante não apenas pilotar o drone com mestria, mas também saber onde exatamente acertar nos veículos", disse Spas.
© Sputnik / Maksim BlinovTroféu de blindado norte-americano MaxxPro em exibição no fórum técnico-militar internacional EXÉRCITO 2024.
Troféu de blindado norte-americano MaxxPro em exibição no fórum técnico-militar internacional EXÉRCITO 2024.
© Sputnik / Maksim Blinov
Ele atingiu o blindado de transporte de pessoal norte-americano diretamente no motor usando um drone FPV. De acordo com ele, o projétil de carga moldada acertou no capô do veículo blindado em um ângulo reto.
"Atingiu parcialmente o para-brisa também, já que essa fera tem um muito forte. O carro parou e imediatamente foi atingido por um segundo 'pássaro' parte superior da carroceria, fracamente protegida. Houve um incêndio na cabine. De acordo com nossas informações, eles estavam levando pessoal para rotação. Alguém conseguiu pular para fora", disse o militar.
Os combatentes das Spetsnaz então realizaram uma operação ousada e capturaram o veículo blindado.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente russo Vladimir Putin disse que seu objetivo é "proteger as pessoas que foram submetidas a abuso e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos".
De acordo com ele, a Rússia vem tentando há 30 anos chegar a um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre os princípios de segurança na Europa, mas, em resposta, tem enfrentado enganos e mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto, nesse meio tempo, apesar dos protestos de Moscou, a aliança tem se expandido constantemente e se aproximado das fronteiras da Rússia.