- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula exalta 7 de Setembro como celebração da democracia e provoca Musk: 'Soberania não está à venda'

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilO presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto para falar sobre ações do governo. Brasília (DF), 23 de abril de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto para falar sobre ações do governo. Brasília (DF), 23 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2024
Nos siga no
Em pronunciamento feito na noite desta sexta-feira (6), véspera do feriado da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a data comemorativa como dia de celebrar a democracia.

"Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia. A democracia é mais do que votar no dia da eleição. É lutar pela conquista de direitos", enfatizou o presidente no início do discurso.

Lula denominou, também, democracia como sinônimo de direitos básicos, como fazer três refeições por dia, morar com dignidade e ter um salário justo.
"A vitória da democracia permitiu que trouxéssemos de volta as políticas de inclusão social que retiraram milhões da pobreza. Que tivéssemos uma política externa ativa, à altura da grandeza do Brasil. Que a saúde e a educação voltassem a ser prioridade. Que a ciência derrotasse o negacionismo", disse.
Além disso, o presidente recordou episódios que tentaram colocar em xeque a democracia do país, como a invasão e depredação de edifícios do governo federal no dia 8 de janeiro de 2023. Quanto aos acontecimentos desse dia, Lula afirmou que o Brasil mostrou ao mundo ser um país "onde a paz e a liberdade imperam".
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva à imprensa no hotel Scoglio degli Achei, na Puglia. Itália, 15 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2024
Notícias do Brasil
'Não aceitamos o resultado das eleições, mas não vou romper relação', diz Lula sobre Venezuela
Às vésperas do 7 de Setembro, o chefe de Estado ressaltou que democracia é o diálogo e convivência civilizada entre opostos.

"É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas. Não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo. Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários".

Lula também aproveitou a oportunidade para dizer que "a soberania do país não está à venda", em afirmação possivelmente direcionada ao bilionário Elon Musk, que tem tentado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo federal.
"Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira", enfatizou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала