Ocidente não quer fazer acordos justos sobre o conflito ucraniano com a Rússia, diz Lavrov
12:59 09.09.2024 (atualizado: 15:19 09.09.2024)
© Sputnik / Aleksei Filippov / Acessar o banco de imagensEntrevista da Sputnik com Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em 19 de abril de 2024
© Sputnik / Aleksei Filippov
/ Nos siga no
O Ocidente não quer fazer acordos justos sobre a resolução do conflito ucraniano e está fazendo de tudo para infligir uma derrota estratégica à Rússia no campo de batalha, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta segunda-feira (9).
O chanceler russo comentou sobre as questões mais agudas de política externa, incluindo a crise ucraniana e o conflito no Oriente Médio, após uma reunião ministerial do diálogo Rússia-Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em Riad.
"O Ocidente não quer negociar de forma justa. O Ocidente quer continuar a fazer tudo o que puder para levar a Rússia, como espera, mais perto de uma situação em que possa declarar uma derrota estratégica no campo de batalha", disse Lavrov.
Crise da Faixa de Gaza
Lavrov disse que discutiu com os ministros das Relações Exteriores dos países do CCG os desenvolvimentos no conflito palestino-israelense.
"Dedicamos especial atenção à situação internacional, primeiramente à situação no Oriente Médio, com ênfase na tragédia que continua nos territórios palestinos, não apenas em Gaza, mas também na Cisjordânia. Compartilhamos uma posição comum sobre a necessidade de um fim imediato da violência, lidando com tarefas humanitárias e o início de um trabalho prático sério na implementação de resoluções da ONU sobre o estabelecimento de um Estado palestino que coexistiria pacificamente e com segurança com Israel", disse Lavrov durante uma coletiva de imprensa após a reunião.