- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Portugal está ativamente fazendo lobby para que Ucrânia se junte à UE: 'Muito envolvido', diz MRE

© AP Photo / Armando FrancaArco na Praça do Comércio, em Lisboa, iluminado com as cores da bandeira da União Europeia (UE), durante a presidência rotativa de Portugal do Conselho da UE
Arco na Praça do Comércio, em Lisboa, iluminado com as cores da bandeira da União Europeia (UE), durante a presidência rotativa de Portugal do Conselho da UE - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2024
Nos siga no
Ministério das Relações Exteriores português diz estar "muito envolvido" no processo para entrada de Kiev no bloco europeu, pedindo à União Europeia que comece a se preparar para sua eventual inclusão, escreve a Bloomberg.
Em uma entrevista à margem do Fórum Ambrosetti, uma conferência realizada no norte de Itália, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, disse que Lisboa está "muito envolvida no processo de ampliação".

"Precisamos nos preparar para receber a Ucrânia na UE quando isso for possível". Esse processo, acrescentou o ministro, "exigirá uma reforma financeira e institucional da qual devemos cuidar imediatamente".

Enquanto pedia negociações em direção a um processo de paz, Rangel afirmou que, em sua visão, "a incursão da Ucrânia na região de Kursk, na Rússia, mudou claramente a percepção do equilíbrio da guerra".
No início do ano, o ministro afirmou que o bloco europeu deveria permanecer comprometido com sua política de que quaisquer negociações sobre o fim do conflito deveriam ser lideradas pelo governo em Kiev.
Bandeira nacional de Portugal - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Panorama internacional
Não há dinheiro em Portugal para indenizar o Brasil por crimes do período colonial, dizem analistas
No mesmo evento, Vladimir Zelensky e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, concordaram em trabalhar em prol de uma conferência no ano que vem, focada na reconstrução da Ucrânia, mesmo que um cessar-fogo com a Rússia ainda esteja distante.
Em maio deste ano, o governo português disse estar interessado em aumentar as sanções contra a Rússia por conta da operação na Ucrânia, afirmou na época a a ministra do Meio Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, através de sua representante oficial, Maria Zakharova, afirmou que Lisboa tem seguido "obedientemente políticas, ações e retóricas antirrussas", acrescentando que as relações bilaterais russo-portuguesas passam "pela maior crise da sua história contemporânea", conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала