Telescópios da NASA teriam detectado os 2 buracos negros mais próximos já descobertos (VÍDEO)

© NASAIlustração artística de dois buracos negros
Ilustração artística de dois buracos negros  - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2024
Dois telescópios detectaram o par mais próximo de buracos negros supermassivos até a data. A distância entre eles é de aproximadamente 300 anos-luz. Detalha-se também que os buracos negros se localizam nas galáxias em fusão MCG-03-34-64, a cerca de 800 milhões de anos-luz.
A dupla foi observada em diferentes comprimentos de onda de luz com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra da NASA e do Telescópio Espacial Hubble, relata portal Space.

Estes dois corpos celestes devoram ativamente gás e poeira que eles capturam a partir do seu entorno, alimentando emissões de luz brilhante e poderosos fluxos ou jatos. Tais regiões são referidas como "núcleos galácticos ativos" e muitas vezes podem ser tão luminosas que brilham mais do que a luz combinada de todas as estrelas nas galáxias que os rodeiam.

Apesar de estar a uma distância quase incompreensivelmente grande da Terra, este par de núcleos galácticos ativos é o mais próximo visto em vários comprimentos de onda de luz. Hubble observou-o em luz visível, e Chandra em raios X. Um par de buracos negros supermassivos mais próximos do que este havia sido descoberto, mas só foi detectado em ondas de rádio e não foi confirmado em outros comprimentos de onda, explica o comunicado da NASA.
Os dois buracos negros também não ficarão tão afastados como agora. Enquanto eles giram em torno um do outro, a dupla emitirá ondas no espaço-tempo chamadas ondas gravitacionais. Assim que estas ondas se propagam pelo espaço, elas levam o momento angular para longe dos buracos negros, fazendo com que eles se juntem e emitem ondas gravitacionais cada vez mais rápido.
Isto vai continuar durante cerca de 100 milhões de anos até que os buracos negros supermassivos estejam tão próximos um do outro que a sua imensa gravidade se apodere deles, e eles serão forçados a colidir e fundir-se como as suas galáxias parentais o fizeram outrora.