- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Canadá pretende se juntar à aliança AUKUS para conter China na Ásia-Pacífico, diz mídia

© AP Photo / Stefan RousseauO primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro da Austrália Anthony Albanese, à esquerda, reunidos na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, no quadro do AUKUS, o pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA.
O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro da Austrália Anthony Albanese, à esquerda, reunidos na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, no quadro do AUKUS, o pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2024
Nos siga no
O Canadá está em negociações para participar do pacto de segurança AUKUS, formado em 2021 pela Austrália, o Reino Unido e os EUA, para se opor à China na região da Ásia-Pacífico, informa a Reuters, citando uma declaração do ministro da Defesa canadense, Bill Blair.
Blair deu seu comentário durante uma entrevista coletiva após as conversações com seu homólogo japonês Minoru Kihara.

"O Canadá está discutindo a possibilidade de participar de um acordo AUKUS ampliado entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália, formado para combater a crescente influência militar da China na região da Ásia-Pacífico", disse o ministro citado pela Reuters.

Na reunião com Kihara, Blair anunciou o desejo do Canadá de participar de um formato de aliança AUKUS ampliado para cooperar no desenvolvimento de novas tecnologias militares, incluindo inteligência artificial e computação quântica.
Submarino de ataque USS Seawolf da Marinha dos EUA (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2024
Panorama internacional
Fornecimento de submarinos dos EUA no âmbito do AUKUS enfrenta problemas, aponta agência
Os ministros também discutiram a suposta violação das águas territoriais do Japão pela China, sobre a qual Tóquio protestou perante Pequim no mês passado.
Blair disse que o Grupo dos Sete (G7) poderia discutir preocupações com a atividade militar da China no próximo mês na Itália.
Em 15 de setembro de 2021, a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos anunciaram a criação de uma nova parceria de segurança, o pacto AUKUS.
Nesta foto fornecida pela Marinha dos EUA, o submarino de ataque rápido da classe Virginia USS Illinois (SSN 786) retorna para casa na Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam de uma implantação na área de responsabilidade da 7ª Frota em 13 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2024
Panorama internacional
Extensão do AUKUS? Austrália paga bilhões para atualizar submarinos de sua Marinha
Pequim expressou repetidamente uma irritação especial com a criação e a possível expansão do AUKUS.
A chancelaria chinesa apontou que a participação dos países da região no confronto de blocos vai contra as tendências da época.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, por sua vez, disse que a Rússia vai procurar garantir que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) controle totalmente as atividades do AUKUS na questão da implantação de componentes de armas nucleares na região da Ásia-Pacífico.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала