Nave espacial da NASA detecta novo vulcão na superfície de uma lua de Júpiter (FOTO)
07:33 17.09.2024 (atualizado: 09:39 17.09.2024)
Nos siga no
Usando imagens do instrumento JunoCam a bordo da nave espacial Juno da NASA, os cientistas planetários detectaram um vulcão novo com múltiplos fluxos de lava e depósitos vulcânicos cobrindo uma área de cerca de 180x180 quilômetros no satélite de Júpiter, Io.
Sendo ligeiramente maior que a nossa Lua, Io é o corpo mais vulcânico do Sistema Solar.
A atividade vulcânica de Io é o resultado do aquecimento por marés (deformação repetida de um corpo) gerado pela fricção no interior da lua, enquanto ela é puxada entre Júpiter e as suas luas vizinhas de Europa e Ganimedes. O vulcão recém-descoberto está localizado a sul do equador de Io, escreve Sci-News.
Embora a lua esteja coberta de vulcões ativos, as imagens tiradas durante a missão Galileo da NASA em 1997 não mostraram um vulcão nesta região específica – apenas uma superfície sem características.
© Foto / NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Europlanet.Comparação dos dados obtidos pela sonda Juno em Io em fevereiro de 2024 com imagens da mesma área obtidas pela nave espacial Galileo em novembro de 1997
Comparação dos dados obtidos pela sonda Juno em Io em fevereiro de 2024 com imagens da mesma área obtidas pela nave espacial Galileo em novembro de 1997
© Foto / NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Europlanet.
"Nossas imagens recentes da JunoCam mostram muitas mudanças em Io, incluindo esta grande e intrincada característica vulcânica que parece ter se formado a partir do nada desde 1997", disse Michael Ravine, gerente de projetos avançados na Malin Space Science Systems, Inc.
Este acontecimento foi um dos três sobrevoos recentes de Io em 2023 e 2024, durante os quais a JunoCam fez cerca de 20 imagens visíveis e coloridas feitas de perto.