- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pagers do Hezbollah explodem, deixam 11 mortos e mais de 4 mil feridos no Líbano; grupo acusa Israel

© AP Photo / Mohammad ZaatariFumaça sobe após ataques aéreos israelenses nos arredores de Khiam, cidade perto da fronteira israelo-libanesa, vista da cidade de Marjayoun, no sul do Líbano, em 21 de dezembro de 2023
Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses nos arredores de Khiam, cidade perto da fronteira israelo-libanesa, vista da cidade de Marjayoun, no sul do Líbano, em 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2024
Nos siga no
Aparelhos eletrônicos usados para conectar pessoas através de uma rede de telecomunicações, a explosão de quatro pagers do Hezbollah no Líbano provocou a morte de pelo menos 11 pessoas e deixou outras 4 mil feridas. Conforme o movimento, a ação foi planejada por Israel. Entre os mortos está um embaixador iraniano no país.
Conforme relatos, as explosões duraram mais de 30 minutos, principalmente nos subúrbios da região sul de Beirute, e provocaram um pânico generalizado nas ruas.
Fontes informaram ao portal de notícias Axios que a detonação dos pagers no Líbano foi aprovada durante reuniões entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, membros de seu gabinete e chefes de segurança. O objetivo era levar para uma nova fase o conflito contra o Hezbollah, outra vez escalando as tensões na região.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Líbano, a detonação dos pagers ocorreu durante um ciberataque de Israel. A mídia local informou que os equipamentos eram usados pelo Hezbollah como um sistema de comunicação fechado, menos suscetível a invasões e espionagem.
Após a onda de explosões, as aulas em todas as escolas libanesas serão canceladas na quarta-feira (18), disse o ministro da Educação, Abbas Halabi.

"Todas as instituições de ensino privadas e públicas estarão fechadas amanhã em razão das ações criminosas de Israel contra civis, entre os quais há mortos e feridos", afirmou Halabi, que também disse que há uma criança entre os mortos.

O sistema de defesa aérea israelense Cúpula de Ferro dispara para interceptar um ataque do Líbano sobre a região da Galileia, visto das Colinas de Golã anexadas por Israel, 4 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2024
Panorama internacional
Hezbollah anuncia ataque a quartel-general israelense de mísseis na fronteira com Líbano

EUA dizem que não mudarão postura no Oriente Médio

As explosões no Líbano não vão provocar nenhuma mudança na estratégia das Forças Armadas dos Estados Unidos presentes no Oriente Médio, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder.
"Não houve mudança na postura das forças dos EUA", afirmou Ryder durante uma coletiva de imprensa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала