- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela alerta que governos de EUA, Israel e Argentina representam uma ameaça para o mundo

© AP Photo / Mary AltafferYván Gil, chanceler da Venezuela
Yván Gil, chanceler da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2024
Nos siga no
O governo da Venezuela criticou nesta quarta-feira (18) os Estados Unidos, Argentina e Israel, e afirmou que esses países representam uma "ameaça para a humanidade". A declaração aconteceu após a resolução aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que exige que Israel se retire dos territórios palestinos ocupados.

"Não surpreende que os governos dos EUA, Israel e Argentina tenham votado contra essa medida. Atualmente, esses países são os líderes do cartel internacional fascista que representa uma grave ameaça para a humanidade", declarou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil.

Com 124 votos a favor, 14 contra e 43 abstenções, o texto exige "que Israel ponha fim sem demora à sua presença ilegal nos territórios palestinos ocupados", pois isso "constitui um ato ilícito de caráter continuado".
A resolução estabelece um prazo de 12 meses para que seja cumprida e está fundamentada na "opinião da Corte Internacional de Justiça" sobre as consequências da ocupação israelense.
A Assembleia Geral da ONU instou o Estado judeu a se retirar "no máximo 12 meses após a adoção da presente resolução".
Mulher palestina senta em escombros após ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 18 de novembro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2024
Panorama internacional
Israel bloqueia mais de 80% dos alimentos destinados a Gaza, diz organização humanitária

Conflito em Gaza é 'maior problema mundial'

Também nesta semana, o chanceler russo Sergei Lavrov defendeu que o Conselho de Segurança da ONU não deve ignorar o conflito na Faixa de Gaza porque é o principal problema internacional da atualidade. A decisão que exigiu a retirada de Israel da Cisjordânia é da Assembleia Geral, que reúne todos os países membros, diferentemente do conselho.
Segundo Lavrov, a última resolução do Conselho de Segurança da ONU, que apela ao cessar-fogo na Faixa de Gaza, foi deixada de lado.
"Os EUA não cumpriram as suas promessas, mas isso não significa que devamos abandonar os nossos esforços. Ficaríamos satisfeitos se a mediação do Egito e de outros países árabes trouxesse resultados. O Conselho de Segurança da ONU não deveria ignorar esse problema porque hoje é o maior problema internacional", defendeu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала