- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista revela consequências do encarecimento dos recursos energéticos para a Europa

© AP Photo / Alberto PezzaliBandeira da União Europeia tremula do lado de fora do Parlamento, em Londres, Reino Unido, quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Bandeira da União Europeia tremula do lado de fora do Parlamento, em Londres, Reino Unido, quarta-feira, 19 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2024
Nos siga no
O aumento dos preços de recursos energéticos devido às restrições impostas à Rússia tornou a produção europeia de aço não competitiva, o que pode fazer com que a UE introduza tarifas elevadas ou até proíbe importações de aço desse país, disse em entrevista à Sputnik o principal estrategista de investimentos da empresa Vektor Iks, Maksim Khudalov.
Anteriormente, o jornal Financial Times havia relatado, citando fontes da indústria, que os produtores europeus apelaram aos políticos para lidar com o aumento acentuado das exportações de aço chinesas, o que fez com que os preços europeus caíssem abaixo do custo de produção. Espera-se que a China exporte mais de 100 milhões de toneladas de metal este ano, diz o jornal.

"Lutaram com a Rússia, obtiveram a expansão da China. Era evidente que o aumento dos preços de recursos energéticos na UE, no contexto do conflito com a Rússia, colocaria as principais indústrias europeias em grande desvantagem", disse o especialista.

Tanque de gás em planta química em Oberhausen, na Alemanha, em 6 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2024
Panorama internacional
Indústria da Alemanha passa pelo pior momento desde a formação da União Europeia, revelam dados
Khudalov acrescentou que a "regulamentação de carbono" poderia permitir aos europeus recuperar parte das perdas de participação no mercado dos chineses a partir de 2026. No entanto, ele observou que será extremamente difícil fazer isso, dado o investimento da China em tecnologias de baixas emissões de carbono e certificação.
"No entanto, é sempre possível declarar os certificados chineses como não confiáveis. Então, estamos esperando proibições sobre o fornecimento de aço da China ou taxas antitruste de 150-200%", concluiu o especialista.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала