- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bolívia reúne corpo diplomático e denuncia plano liderado por Morales para encurtar mandato de Arce

© Sputnik / Aleksei DanichevO presidente da Bolívia, Luis Arce, durante o encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, no âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo
O presidente da Bolívia, Luis Arce, durante o encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, no âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (24), o governo da Bolívia denunciou ao corpo diplomático do país que há um plano em curso para encurtar o mandato do presidente Luis Arce. A ação ocorre por meio de bloqueios de estradas convocados para a próxima semana pelo ex-presidente Evo Morales, com o objetivo de exigir a habilitação de sua candidatura nas eleições de 2025.

"Convidei para uma segunda reunião todo o corpo diplomático na Bolívia, que contou com a presença de embaixadores, encarregados de negócios e a coordenadora residente das Nações Unidas. Nessa reunião foram apresentados os antecedentes relacionados a essa marcha, que possui objetivos políticos. O protesto tem como objetivo terminar em um encurtamento de mandato, promovido pelo ex-presidente Evo Morales", explicou a ministra da Presidência da Bolívia, María Nela Prada.

Na última segunda (23), uma marcha chegou à cidade de La Paz para protestar contra o governo de Arce, onde Morales deu ao presidente um prazo de 24 horas para resolver a escassez de combustíveis no país e destituir seus ministros "se quiser continuar a governar".
O documento de reivindicações acrescentou que, se o governo não atendesse às demandas, os bloqueios começariam em 30 de setembro.
O ex-presidente boliviano Evo Morales em coletiva de imprensa após eleições gerais em seu país natal. Buenos Aires, 19 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2024
Panorama internacional
Morales ameaça convocar novas mobilizações se escassez de combustíveis na Bolívia não for resolvida

"Os planos de bloqueio estavam em andamento, mesmo antes da marcha. Nós denunciamos isso à comunidade internacional", disse Prada.

Essa medida de pressão foi qualificada como "golpista" pela chanceler Celinda Sosa, que denunciou na última semana o planejamento de um novo golpe de Estado contra Arce, supostamente impulsionado por Morales, com o intuito do ex-presidente de se habilitar como candidato nas eleições de 2025.
Por sua vez, Morales acusou Sosa de mentir sobre os objetivos da mobilização perante a comunidade internacional.

"Lamento muito, a chanceler Sosa dando informações totalmente distorcidas e mentirosas. O presidente Arce deveria governar com os princípios e valores do movimento indígena. A chanceler comunicando golpe, vocês viram a marcha pacífica", expressou.

Arce foi ministro da Economia de Morales durante a maior parte de seus 14 anos de governo, mas agora ambos estão em conflito pela candidatura presidencial do partido Movimento Ao Socialismo (MAS) para as eleições gerais de 2025.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала