- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono está tentando tomar o controle da política da Ucrânia de Blinken, diz ex-analista da CIA

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2024
Nos siga no
Os militares dos EUA podem estar tentando tomar o controle da política sobre a Ucrânia do secretário de Estado Antony Blinken e outros funcionários agressivos do Departamento de Estado, inclusive bloqueando o envio de mísseis de ataque de longo alcance para Kiev, disse o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA), Ray McGovern, à Sputnik.
A Ucrânia tem feito lobby junto ao governo Biden para obter permissão para empregar mísseis de longo alcance dos EUA para realizar ataques em território russo. No dia 12 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin alertou que a Rússia não toleraria tal ação e a consideraria uma última linha vermelha a ser cruzada.

"Meu interesse tinha a ver com indicações de que os militares anularam Blinken e disseram [...] [ao presidente Joe] Biden 'Não!' sobre dar autorização para disparar mais profundamente mísseis Storm Shadow [no território] da Rússia", disse McGovern.

Para o analista, o Pentágono teve cerca de oito horas para digerir o aviso de Putin no dia 12 de setembro antes que o Departamento de Defesa confirmasse que ainda não havia nenhuma mudança nas restrições de armas para a Ucrânia.
McGovern disse que isso aconteceu poucas horas antes de Biden dar a palavra ao primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. As expectativas eram altas que Biden e Starmer anunciariam novas regras sobre o uso de armas no conflito da Ucrânia. No entanto, nenhum anúncio desse tipo foi feito após as negociações na Casa Branca.
A Casa Branca disse que o pedido da Ucrânia para usar armas de longo alcance fornecidas pelos EUA em território russo será discutido durante a reunião do líder ucraniano atualmente sem mandato presidencial, Vladimir Zelensky, com Biden no final desta semana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала