- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel foi informado da chegada de Nasrallah por um espião iraniano, diz mídia

© AP Photo / Hussein MallaApoiadores do grupo militante Hezbollah erguem os punhos e aplaudem o pronunciamento do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, 3 de novembro de 2023
Apoiadores do grupo militante Hezbollah erguem os punhos e aplaudem o pronunciamento do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, 3 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2024
Nos siga no
Um informante iraniano avisou Israel sobre a sua localização, disse o jornal francês Le Parisien, citando uma fonte de segurança libanesa.
Segundo informações do jornal, antes do assassinato do líder do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, as autoridades de Israel receberam informações sobre sua chegada aos subúrbios sul de Beirute.

"Os israelenses foram informados à tarde por um informante iraniano sobre a chegada iminente do líder xiita", diz o artigo.

Por sua vez, a agência de notícias Reuters especifica que Nasrallah pode ter sido morto pela onda de choque da explosão.

"Seu corpo não apresentava ferimentos diretos e parecia que a causa da morte foi um traumatismo de tipo concussão causado pela força da explosão", disseram duas fontes da agência.

Em primeiro plano, Nabil Qaouk (C), membro do Conselho Central do Hezbollah, comparece ao funeral do proeminente empresário Hassan Tajeddine, na vila de Hanaway, no sul do Líbano, 26 de janeiro de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2024
Panorama internacional
Israel diz ter eliminado comandante da unidade de segurança preventiva do Hezbollah no sábado

Intensificação do conflito entre Israel e o Hezbollah

Desde o ataque do movimento palestino Hamas a Israel em outubro de 2023, o movimento xiita libanês Hezbollah tem bombardeado o norte do país regularmente, de acordo com as autoridades israelenses, matando dezenas de civis.
O Hezbollah atribui isso à solidariedade com o povo palestino e diz que os bombardeios vão cessar com o fim da guerra na Faixa de Gaza, que era controlada pelo Hamas.
Após as explosões de milhares de dispositivos de comunicação por todo o Líbano em 17 e 18 de setembro, matando dezenas de pessoas e ferindo cerca de 3.000, ocorreu outra escalada, com o aumento da intensidade dos bombardeios de ambos os lados.
Chamas e fumaça surgem depois de ataque aéreo israelense no vale de Khiam, visto da cidade de Marjayoun, sul do Líbano, em 24 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2024
Panorama internacional
Israel pode já ter efetuado pequenos 'movimentos de fronteira' no Líbano, segundo mídia
A Força Aérea Israelense lançou ataques massivos contra assentamentos no sul e no leste do Líbano a partir da manhã de 23 de setembro, anunciando uma operação ofensiva chamada Flechas do Norte.
Dezenas de vilarejos e vários assentamentos regionais foram atacados. De acordo com observadores, não havia ataques tão intensos desde a Segunda Guerra do Líbano, em 2006.
Em 27 de setembro, como resultado de um ataque aéreo a Beirute, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, foi morto junto com vários comandantes de alto escalão.
As tensões estão aumentando em meio a declarações de que Israel está preparando uma operação terrestre no Líbano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала