- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Irã: 'Não buscamos guerra, é Israel quem nos obriga a reagir'

© Sputnik / Dmitry Astakhov / Acessar o banco de imagensPresidente do Irã, Masoud Pezeshkian, durante reunião em Teerã com o presidente do governo da Rússia, Mikhail Mishustin, em setembro de 2024
Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, durante reunião em Teerã com o presidente do governo da Rússia, Mikhail Mishustin, em setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2024
Nos siga no
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou nesta quarta-feira (2) em coletiva de imprensa com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad al-Thani, que o Irã não deseja guerra, mas que Israel o obriga a reagir às suas ações.
A declaração de Pezeshkian ocorre em meio à expansão das tensões na região após um ataque do Irã contra Israel ontem (1º).
O Irã lançou pelo menos 180 mísseis em território israelense que, segundo meios de comunicação iranianos, atingiram vários alvos militares e de segurança. Os ataques ocorreram após os assassinatos nas últimas semanas do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, do chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniya, e do general do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), Abbas Nilforoushan, atribuídos a Israel.

"Nenhuma região pode se desenvolver em condições de guerra. Nós [Irã] não buscamos guerra, é Israel quem nos obriga a reagir", destacou o presidente iraniano. "Temos uma resposta ainda mais potente e dura para quando Israel decidir nos atacar", acrescentou ele.

Sistema de mísseis Arman com mísseis Sayyad-3 em uma foto do Ministério da Defesa iraniano durante uma cerimônia de inauguração em território iraniano não revelado, 17 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2024
Panorama internacional
Teerã alerta EUA para não interferirem, diz MRE do Irã sobre ataque com mísseis contra Israel
O presidente do Irã disse que a desestabilização da segurança na região não beneficia europeus e americanos, pois "o que a formação sionista está fazendo apenas amplia o círculo da violência".
De acordo com o presidente iraniano, o ataque foi uma resposta legítima às ações israelenses, "em prol da paz e da segurança do Irã e da região".
Horas após o ataque com mísseis atingir o território de Israel e gerar ainda mais tensões no Oriente Médio, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que o Irã cometeu um "grande erro e vai pagar por isso".
Por sua vez, o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), Herzi Halevi, declarou que Israel se reserva o direito de responder ao ataque do Irã. Já o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, ordenou que os embaixadores do país notifiquem os chefes de Estado que Israel dará uma resposta dura ao ataque iraniano.

Cancelamento de voos

Todos os voos no Irã foram cancelados até quinta-feira (3) de manhã em conexão com a situação no Oriente Médio, disse Jafar Yazerlu, porta-voz da Organização de Aviação Civil do Irã, nesta quarta-feira.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала