Cientistas britânicos trabalham em exame de sangue que poderá identificar 12 tipos de câncer
11:31 06.10.2024 (atualizado: 12:42 06.10.2024)
© AP Photo / Frank AugsteinUm assistente de laboratório usa uma pipeta para preparar o RNA do coronavírus para sequenciamento no Wellcome Sanger Institute, operado pela Genome Research em Cambridge, 4 de março de 2021
© AP Photo / Frank Augstein
Nos siga no
Pesquisadores britânicos estão desenvolvendo um kit de diagnóstico capaz de identificar as 12 formas mais comuns de câncer (pulmão, mama, próstata, pâncreas, colorretal, ovário, fígado, cérebro, esôfago, bexiga, sarcoma ósseo, de tecidos moles e gástrico), publicou o The Mirror no sábado (5).
"Apenas algumas gotas de sangue podem dizer se você tem câncer de pulmão, mama ou bexiga, ajudando a acabar com a espera de meses por exames", disse o secretário de Saúde do Reino Unido, Wes Streeting, segundo o jornal.
O ministro, ele próprio um sobrevivente do câncer, declarou que "estas inovações podem [significar] a virada de jogo e salvar vidas".
O novo kit de diagnóstico, semelhante a um teste PCR que foi refinado durante a pandemia de COVID-19, deverá custar cerca de £ 120 (R$ 858) e estará pronto em cinco anos.
Cientistas da Universidade de Southampton usaram informações clínicas de 20 mil pacientes com câncer para desenvolver o teste. Na próxima fase, 8 mil amostras de sangue de pessoas de diversas etnias serão trazidas para a base e processadas por meio de inteligência artificial (IA) que analisa as amostras e biomarcadores.
Ainda segundo a matéria, o governo deve financiar com £ 2,5 milhões (cerca de R$ 17,9 milhões) através do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Cuidados, para melhorar o teste, tornando-o mais rápido e mais barato.