- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Perto da marca de 1 ano de guerra, quase 60% da Faixa de Gaza foi danificada ou destruída

© AP Photo / Victor R. CaivanoAmbulâncias são vistas em uma estrada perto de um tanque das forças israelenses durante uma operação terrestre do exército israelense na Faixa de Gaza
Ambulâncias são vistas em uma estrada perto de um tanque das forças israelenses durante uma operação terrestre do exército israelense na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2024
Nos siga no
Ataques aéreos e operações terrestres israelenses devastaram a Faixa de Gaza desde o ano passado, destruindo infraestrutura essencial e a vida cotidiana dos palestinos.
À medida que a guerra se estende e se expande para o sul do Líbano, a crise humanitária está piorando no enclave, onde mais de 41.600 palestinos foram mortos desde 7 de outubro, após o ataque do Hamas, de acordo com autoridades de saúde locais.
Estima-se que 227.591 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas, juntamente com 68% da rede rodoviária do enclave, de acordo com duas análises recentes do Centro de Satélites das Nações Unidas, citadas pela agência Axios.
Embora a taxa de danos e destruição tenha diminuído no início deste ano em partes de Gaza, estima-se que 70% dos edifícios foram danificados ou destruídos no norte do enclave.

"Apenas 17 dos 36 hospitais permanecem parcialmente funcionais, e todos sofrem com a falta de combustível, suprimentos médicos e água limpa", disse a Oxfam nesta semana. A Reuters relata que a insegurança alimentar em Gaza pode piorar devido às novas regras alfandegárias sobre ajuda humanitária.

A agência britânica também afirma que a limpeza dos detritos tóxicos deve levar anos e custar US$ 1,2 bilhão (R$ 6,5 bilhões), mas precisa começar logo para salvar vidas.
As Nações Unidas estimam que haja mais de 42 milhões de toneladas de entulho, incluindo edifícios destruídos que ainda estão de pé e prédios destruídos.
Isso é 14 vezes a quantidade de escombros acumulados em Gaza entre 2008 e o início da guerra há um ano, e mais de cinco vezes a quantidade deixada pela Batalha de Mosul de 2016-17, no Iraque, disse a ONU.
Campo de refugiados palestinos totalmente destruído após constantes bombardeios promovidos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Jabalia, Faixa de Gaza, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2024
Panorama internacional
Mídia: Gaza tem quase 40 milhões de toneladas de escombros, diz ONU; limpeza levaria 15 anos
Empilhado, ele encheria a Grande Pirâmide de Gizé – a maior do Egito – 11 vezes. E está crescendo diariamente.
Entrevistado pela Reuters nas ruínas de sua casa de dois andares, Mohammed, de 11 anos, reúne pedaços do telhado caído em um balde quebrado e os tritura até formar cascalho, que seu pai usará para fazer lápides para as vítimas da guerra de Gaza.
"Nós pegamos os escombros não para construir casas, não, mas para lápides e sepulturas — de uma miséria para outra", diz seu pai, o ex-trabalhador da construção civil Jihad Shamali, 42, enquanto corta o metal recuperado de sua casa na cidade de Khan Younis, no sul, destruída durante um ataque israelense em abril.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала