Ex-conselheiro do Pentágono explica por que o front ucraniano está desmoronando
03:30 10.10.2024 (atualizado: 13:36 10.10.2024)
© Sputnik / Yevgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis antiaéreos Tor em posição de combate na direção de Avdeevka da operação militar especial

© Sputnik / Yevgeny Biyatov
/ Nos siga no
As tropas russas, tendo libertado a cidade de Ugledar, aceleraram o colapso do front na Ucrânia, disse o coronel reformado do Exército dos EUA e ex-conselheiro do Pentágono, Douglas Macgregor, em entrevista ao canal de YouTube Daniel Davis / Deep Dive.
"Olhem para as operações russas em Ugledar e perto de Carcóvia – toda a frente ucraniana está se desmoronando", observou o coronel.
Segundo Macgregor, não há muitos obstáculos para o Exército russo atravessar o rio Dniepre e avançar na direção de Kiev. Ao mesmo tempo, o analista observou que muitos países na Europa Oriental não querem ser envolvidos em uma guerra com a Rússia, por isso deixam de apoiar o regime de Kiev.
"O resultado já está predeterminado. A Ucrânia perdeu", resumiu o militar aposentado.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a libertação de Ugledar em 3 de outubro. Esta cidade era o último grande reduto das tropas ucranianas na direção sul de Donetsk. Agora, a Rússia poderá avançar para Velikaya Novoselka, na fronteira com a região de Zaporozhie, e Kurakhovo, onde o adversário tem montadas fortes linhas de defesa.