- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China efetua exercícios treinando tomada de controle de portos e áreas importantes de Taiwan (VÍDEO)

© AP Photo / Especialista em Comunicação de Massa de 1ª Classe Andre T. RichardUSS Chung-Hoon, destróier dos EUA, observa navio da Marinha da China no estreito de Taiwan, 3 de junho de 2023
USS Chung-Hoon, destróier dos EUA, observa navio da Marinha da China no estreito de Taiwan, 3 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2024
Nos siga no
Nesta segunda-feira (14), a China efetuou os exercícios militares Espada Conjunta 2024B ao redor de Taiwan para praticar o ataque conjunto, bloqueio e tomada de controle de portos e áreas importantes da ilha, disse o capitão Li Xi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (ELP).

"O Comando do Teatro Oriental do ELP enviou suas forças terrestres, navais e aéreas, mísseis e outras tropas para conduzir os exercícios Espada Conjunta 2024B no estreito de Taiwan, em áreas ao norte, sul e leste da Ilha de Taiwan no dia 14 de outubro", disse Li Xi em uma declaração publicada no site do Ministério da Defesa chinês.

Durante os exercícios militares, navios e aeronaves do ELP estão se aproximando de Taiwan de diferentes direções, e várias forças vão conduzir manobras de ataque conjunto, "com foco em patrulhas conjuntas da Marinha e da Força Aérea, bloqueando e tomando o controle de portos e áreas importantes, atacando alvos marítimos e terrestres e assumindo o controle abrangente".
O propósito do exercício é testar a capacidade de combate das forças do Comando do Teatro Oriental para conduzir operações militares conjuntas, visando dissuadir forças independentistas que buscam seguir um caminho sem a China continental, acrescentou Li Xi.

"Os exercícios servem como um poderoso impedimento para forças independentistas que buscam a independência de Taiwan e são um passo razoável e necessário para garantir a soberania nacional e a unidade nacional", disse o porta-voz.

A situação em torno de Taiwan se tornou significativamente mais tensa depois que Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos EUA, visitou a ilha no início de agosto de 2022. A China, que considera a ilha uma de suas províncias, condenou a visita de Pelosi, vendo neste passo o apoio dos Estados Unidos ao independentismo taiwanês, e conduziu exercícios militares em larga escala.
Militares ao lado de mísseis antinavio Harpoon A-84, dos EUA, e mísseis ar-ar AIM-120 e AIM-9, preparados para exercícios de carregamento de armas, de frente para um caça F-16V, também dos EUA, na base aérea de Hualien, no condado de Hualien, sudeste de Taiwan - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2024
Panorama internacional
'EUA estão pondo lenha na fogueira na questão de Taiwan', afirma porta-voz da Defesa da China

Reação norte-americana

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, nesta segunda-feira (14), os Estados Unidos estão seriamente preocupados com os exercícios militares da China no estreito de Taiwan e ao redor de Taiwan.

"Os Estados Unidos estão seriamente preocupados com os exercícios militares conjuntos do Exército de Libertação Popular no estreito de Taiwan e ao redor de Taiwan. A resposta da RPC [República Popular da China] com provocações militares a um discurso anual de rotina é injustificada e corre o risco de escalada", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, em declaração.

Washington pede que Pequim aja com moderação e evite quaisquer outras ações que possam minar a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan e na região mais ampla, acrescentou o porta-voz.

"Continuamos monitorando as atividades da RPC e coordenando com aliados e parceiros em relação às nossas preocupações compartilhadas", disse Miller.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала