Fóssil de 237 milhões de anos de nova espécie de réptil é encontrado no Brasil (FOTOS)

© iStock.com / gorodenkofffóssil encontrado durante escavação
fóssil encontrado durante escavação - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2024
Cientistas no Brasil anunciaram a descoberta de um dos mais antigos fósseis do mundo, que supostamente pertence a um réptil que viveu há cerca de 237 milhões de anos e pode explicar a ascensão dos dinossauros.
O réptil quadrúpede, chamado de Gondwanax paraisensis, era praticamente do tamanho de um pequeno cachorro com uma longa cauda, de comprimento de cerca de um metro e pesando entre 3 e 6 quilos, de acordo com o comunicado que anunciou a descoberta, divulgado na segunda-feira (14).
Segundo os pesquisadores, a estrutura do quadril e das patas indicam uma capacidade de locomoção avançada em relação a outros répteis que viveram com ele.
De acordo com os paleontólogos que debatem ainda se este novo silesaurídeo era dinossauro de verdade ou precursor daqueles que já dominaram o planeta, este pequeno réptil — cujo grupo é extinto — provavelmente vagava pelas terras que hoje são o Sul do Brasil, em uma época em que o mundo era muito mais quente.
Fóssil de nova espécie de réptil encontrado no Brasil lança luz sobre ascensão dos dinossauros Pertencem a um réptil antigo que data de cerca de 237 milhões de anos, com aproximadamente 1 metro (39 polegadas) de comprimento e pesando entre 3 e 6 kg (7 a 13 libras)

"Entender as características desses precursores joga uma luz sobre o que foi crucial para o sucesso evolutivo dos dinossauros", afirmou o comunicado.

Desenterrado de uma camada rochosa do período triássico — entre 252 e 201 milhões de anos atrás — o fóssil de Gondwanax paraisensis é do tempo em que os dinossauros surgiram, assim como os mamíferos, os crocodilos, as tartarugas e os sapos.

Em 2014, o médico nefrologista Pedro Lucas Porcela Aurélio encontrou o fóssil na cidade de Paraíso do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele o doou para uma universidade local em 2021, o que iniciou três anos de estudos.