- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Teste do tanque T-80BVM após os reparos. - Sputnik Brasil

968º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
Detalhes a seguir
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
04:52 18.10.2024
Engenheiro de usina nuclear de Zaporozhie é acusado de preparar ataque terrorista encomendado pela Ucrânia
Um engenheiro da usina nuclear de Zaporozhie, Sergei Potynga, será julgado por preparar um ataque terrorista encomendado pela inteligência ucraniana, informou a Procuradoria-Geral da Rússia.
O acusado coletava informações, por meio de fotografia, sobre os veículos que tinham acesso ao recinto da usina, suas rotas e lugares de estacionamento. Ele entregava estas informações por meio de um aplicativo de mensagens para um curador ucraniano.
04:51 18.10.2024
04:49 18.10.2024
Exército ucraniano realizou 49 ataques de artilharia contra povoados na região de Kherson
O Exército ucraniano conduziu 49 ataques de artilharia à margem esquerda do rio Dniepre, na região de Kherson, nove povoados foram bombardeados, relatou aos jornalistas uma fonte familiarizada com a situação.
02:36 18.10.2024
Helicópteros russos Ka-52M eliminam tropas ucranianas na região de Kursk
Helicópteros russos Ka-52M atacaram equipamentos e contingente das tropas ucranianas na área fronteiriça da região de Kursk, os alvos foram destruídos, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
02:31 18.10.2024
Rússia captura mercenários estrangeiros que lutavam pela Ucrânia
Entre os prisioneiros recentemente capturados pelas Forças Armadas russas estavam combatentes estrangeiros, disse à Sputnik Vitaly Ganchev, chefe da administração russa da região de Carcóvia.
Segundo ele, as autoridades competentes determinarão se eram mercenários ou representantes de tropas regulares da OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала