- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líbano emite rara repreensão ao Irã por 'interferência'

© AP Photo / Rafiq MaqboolNajib Mikati durante uma sessão plenária na COP28, em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 2 de dezembro de 2023
Najib Mikati durante uma sessão plenária na COP28, em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2024
Nos siga no
Nesta sexta-feira (18), o premiê interino do Líbano fez uma rara repreensão contra a República Islâmica, dizendo que o enviado de Teerã deveria ser convocado devido aos comentários de uma alta autoridade iraniana.
Em uma entrevista publicada no jornal francês Le Figaro na quinta-feira (16), o presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer Ghalibaf, foi citado afirmando que seu país estaria pronto para "negociar" com a França a fim de implementar a Resolução 1701 das Nações Unidas no Líbano. A agência iraniana Tasnim também reportou as declarações de Ghalibaf.
O primeiro-ministro libanês Najib Mikati disse em um comunicado hoje (18) que os comentários equivaliam a "uma interferência flagrante nos assuntos libaneses", acrescentando que ficou "surpreso" com os comentários de Ghalibaf e disse que eles eram uma tentativa de "estabelecer uma tutela rejeitada sobre o Líbano", segundo a Reuters.
Chamas se formam após ataque aéreo israelense nos subúrbios ao sul de Beirute. Líbano, 28 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2024
Panorama internacional
Novo ataque israelense no Líbano deixa 16 mortos e 52 feridos, informam autoridades libanesas
O premiê também afirmou que tal negociação era prerrogativa do Estado libanês e pediu ao ministro das Relações Exteriores libanês, Abdallah Bou Habib, que convocasse o encarregado de negócios do Irã em Beirute.
A resolução, que encerrou a última rodada de conflitos entre Israel e o Hezbollah em 2006, pede que o sul do Líbano fique livre de quaisquer tropas ou armas que não sejam do Estado libanês.
Críticas ao Irã por altas autoridades libanesas são incomuns, principalmente devido ao apoio de Teerã ao poderoso grupo armado libanês Hezbollah, que atualmente está envolvido em batalhas contra tropas israelenses ao longo da fronteira sul do Líbano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала