Prisioneiro: militares ucranianos foram treinados a usar lança-granadas sem poder disparar
11:11 25.10.2024 (atualizado: 12:25 25.10.2024)
© Sputnik / Stanislav KrasilnikovSoldados de unidades de assalto do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia praticam alinhamento de combate em um campo de tiro na área de retaguarda da operação militar especial russa, na direção de Avdeevka, foto publicada em 6 de julho de 2024
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Nos siga no
Durante a instrução na Ucrânia, aos mobilizados era mostrado como se usava o lança-granadas americano SMAW, mas os soldados não eram autorizados a disparar, disse à Sputnik o prisioneiro de guerra ucraniano Vladimir Grachev.
"Na região de Zhitomir, na floresta, mas sem foguetes, eles uma vez mostraram como [usar SMAW], mas nós não disparamos", disse o interlocutor da agência.
🇺🇦🗣 Prisioneiro de guerra ucraniano conta como foi ensinado a usar um lança-granadas americano
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 25, 2024
Durante o treinamento, aos ucranianos mobilizados foi mostrado como usar o lança-granadas portátil norte-americano SMAW, mas não deixaram que atirassem com ele, disse o prisioneiro de… pic.twitter.com/aIJ1kuCpbB
O prisioneiro observou que o lançador de foguetes SMAW é a única arma estrangeira que ele viu em quase um ano nas fileiras do Exército ucraniano.
Grachev tinha dito que seus companheiros o tinham abandonado por dois meses em um abrigo subterrâneo depois de ter sido ferido na perna, e que ele havia recebido os primeiros cuidados médicos dos soldados russos que o fizeram prisioneiro.
Anteriormente, o ex-tenente-coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia Vasily Prozorov disse que, em dois anos da operação militar especial, a Ucrânia perdeu o núcleo de seus militares mais experientes e está tendo problemas com a qualidade dos mobilizados.