Mercenários latino-americanos pedem evacuação perto de Chasov Yar, revelam interceptações de rádio
06:57 21.10.2024 (atualizado: 09:12 21.10.2024)
© AP Photo / Bernat ArmangueMembros da Brigada Bureviy da Guarda Nacional ucraniana participam de um exercício militar na região de Kiev em 27 de abril de 2023.

© AP Photo / Bernat Armangue
Nos siga no
Os mercenários latino-americanos, que Kiev enviou para defender a cidade de Chasov Yar, na República Popular de Donetsk (RPD), estão pedindo evacuação, relataram à Sputnik combatentes do agrupamento de tropas Sul (Yug), referindo-se às interceptações de comunicações de rádio.
"Interceptamos os pedidos de evacuação deles com muita frequência, sabe-se que entre eles [mercenários de língua espanhola] há feridos", disse o soldado.
Os combatentes do agrupamento de tropas russas Yug (Sul) haviam fornecido à Sputnik gravações de interceptações de rádio de conversações realizadas por mercenários da Colômbia.
"Não há fim para esta artilharia cansativa, granadas, lançadores portáteis de granadas e morteiros. […] Guay, não consigo dormir a noite toda. Minha perna, tenho a sensação de que está sendo arrancada. […] Não somos capazes de destruir esta casa. Já vimos isso tudo, mas todo o nosso pessoal está realmente quebrado. Quebrado e [está] muito frio. Muito frio. Estamos no limite. Bem, Guay, precisamos do apoio do contingente. Apoio do contingente e ver como evacuar este aleijado", diz um dos mercenários na interceptação de rádio.
Chasov Yar é uma cidade na RPD que tem importante significado operacional e estratégico. Está localizada na elevação dominante, abrindo caminho para a maior aglomeração na RPD que está sob o controle das forças ucranianas - Slavyansk e Kramatorsk, bem como para Konstantinovka.