Mídia rotula míssil hipersônico iraniano Fattah-1 como nova ameaça aos sistemas de defesa de Israel
CC BY 4.0 / Farsnews / Míssil iraniano hipersônico Fattah (foto recortada)Apresentação do Fattah, o primeiro míssil balístico hipersônico de produção iraniana
Nos siga no
O míssil hipersônico iraniano Fattah-1, que se tornou um exemplar revolucionário no arsenal do país, será capaz de superar os sistemas de defesa contra mísseis de Israel, o portal Army Recognition avalia as capacidades da arma.
"Apresentado pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica [IRGC, na sigla em inglês] em junho de 2023, Fatah-1 é o primeiro míssil hipersônico do Irã, que se distingue pela sua velocidade, precisão e manobrabilidade, bem como pela capacidade de evitar até mesmo os sistemas de defesa de mísseis mais avançados, incluindo os israelenses Cúpula de Ferro e Flecha", escreve o autor.
Destaca-se que o ataque iraniano a Israel em 1º de outubro demonstrou a eficácia dos mísseis Fattah, que superaram o sistema de defesa contra mísseis multicamadas.
Considera-se que o alcance do Fattah-1 é de 1.400 quilômetros e a velocidade do voo é de até Mach 15. O míssil pode ajustar sua trajetória em voo, dificultando a interceptação. Analistas estimam que o míssil iraniano carrega uma carga de combate de 350-450 kg.
Em novembro de 2023, a Força Aeroespacial do IRGC apresentou o míssil de cruzeiro Fattah-2 com um bloco hipersônico de planagem.