- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não é sua prioridade': general francês explica por que Trump vai ignorar OTAN

© AP Photo / Mike MulhollandDonald Trump fala em um comício no estado de Michigan. EUA, 27 de setembro de 2023
Donald Trump fala em um comício no estado de Michigan. EUA, 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2024
Nos siga no
Donald Trump, que venceu a eleição presidencial dos EUA, vai ignorar a OTAN, que não é sua prioridade, mas tempos difíceis vão começar para a UE porque ele não vê Europa como um aliado que necessita de apoio, mas a considera um parceiro comercial, as relações com a qual devem ser "reequilibradas", disse o general aposentado Dominique Delavard.
"Podemos razoavelmente assumir que, não tendo conseguido [no primeiro mandato] abandonar a OTAN, Trump vai ignorar a aliança, que já não é sua prioridade. Ele não dará a esta organização quaisquer garantias nem apoio. Trump não é um militarista em seu coração, e a expansão do império também não será sua prioridade", acredita Delavard, que também é especialista em política externa e de defesa.

Ele apontou que as questões econômicas na política externa dos EUA, pelo contrário, serão centrais para Trump. "Trump é um empresário. Ele quer transformar a economia dos EUA deslocando inúmeras atividades e restaurando o equilíbrio comercial com inúmeros parceiros comerciais. Ele terá de impor impostos muito elevados sobre as importações provenientes de países com os quais a balança comercial atualmente é muito desequilibrada. Ele também vai tentar impor exportações de bens e serviços dos EUA para estes países", disse o especialista em entrevista à Sputnik.

Josep Borrell, fala com a mídia ao chegar para uma cúpula da UE na Puskas Arena, em Budapeste. Hungria, 8 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2024
Panorama internacional
Borrell diz que vai apelar aos países da UE pela manutenção do apoio à Ucrânia após eleição de Trump
"A UE será, portanto, vista por Trump e sua administração não como um aliado que deve ser apoiado, mas como um parceiro comercial com o qual é absolutamente necessário reequilibrar o comércio, impondo exportações de seus produtos e restringindo as importações da UE através de impostos barreira e direitos aduaneiros," explicou ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала