DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rússia coloca segundo satélite radar Kondor-FKA em órbita

© SputnikNesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros, é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento em o cosmódromo Vostochny na região de Amur, Rússia, 26/02/2024
Nesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros, é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento em o cosmódromo Vostochny na região de Amur, Rússia, 26/02/2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2024
Nos siga no
O impulsionador Fregat do foguete Soyuz-2.1a, lançado na sexta-feira (29) a partir do do cosmódromo de Vostochni, localizado no sudeste da Rússia, colocou em órbita outro satélite radar Kondor-FKA, anunciou a corporação espacial Roscosmos.
"O segundo satélite radar Kondor-FKA está em órbita! O veículo de lançamento funcionou normalmente", disse o comunicado.
O foguete Soyuz-2.1a decolou às 0h50, horário de Moscou (18h50 horário de Brasília), de Vostochni e, após nove minutos, colocou o Fregat em órbita baixa da Terra, após o impulsionador ser ativado duas vezes para colocar o satélite Kondor - FKA em órbita de trabalho, a uma altitude de 500 a 550 quilômetros, onde já está localizado o primeiro satélite, lançado em 27 de maio de 2023.
Os satélites são projetados para obter sensoriamento remoto da Terra por radar durante todo o ano e em todas as condições meteorológicas e se concentram no mapeamento de superfície, monitoramento ambiental e exploração de recursos naturais. Cada um pode fazer até 100 imagens do nosso planeta por dia.
Lançamento do míssil balístico intercontinental Sarmat a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, Rússia, em 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2024
Panorama internacional
'Não há defesa contra o Oreshnik': analistas avaliam a resposta russa à escalada de Biden na Ucrânia
Além disso, o Kondor-FKA número dois, entre outras tarefas, monitorará as condições do gelo na rota marítima do Norte .
A Rota do mar do Norte, com 5.600 quilômetros, estende-se desde os mares de Barents e Kara, no noroeste da Rússia, até ao Estreito de Bering, no leste, e é a rota marítima mais curta da Europa para a Ásia.
Embora esteja coberto de neve e gelo durante a maior parte do ano, os quebra-gelos garantem uma passagem segura ao longo desta rota, o que proporciona economia de combustível e de tempo em comparação com outras rotas. Além disso, a rota está mais próxima de países como China, Japão e Coreia do Sul do que a rota marítima do Sul.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала