DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Antigo pingente copiado por anglo-saxões de moeda romana revela erros ortográficos (FOTO)

© Foto / Escritório de Imprensa e Comunicação do Ministério da Cultura da ItáliaTesouro de moedas de bronze datado da primeira metade do século IV d.C. descoberto perto da Sardenha, Itália
Tesouro de moedas de bronze datado da primeira metade do século IV d.C. descoberto perto da Sardenha, Itália - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2024
Nos siga no
Uma peça incomum de joalheria anglo-saxônica – um pingente com erros na inscrição – foi descoberta por um aficionado com um detector de metais. Agora o artefato foi declarado tesouro do Reino Unido.
O pingente imita uma moeda romana chamada soldo, um tipo de moeda de ouro introduzida pelo imperador Constantino no século IV d.C. A peça foi descoberta em 2023 no condado de Norfolk, Inglaterra, e data do final do século V d.C. ou início do século VI. O objeto de joalheria copia as imagens e inscrições encontradas em moedas do tempo do imperador Honório, governante do Império Romano Ocidental de 393 a 423 d.C., escreve Live Science.

O anverso retrata Honório usando uma tiara de pérola e uma couraça, enquanto o reverso retrata uma figura de pé segurando uma bandeira cerimonial militar e símbolos da guerra. Tanto na moeda real como na imitação anglo-saxônica, o estandarte exibe uma cruz e a figura segura uma miniatura da deusa Nice, um símbolo romano tradicional da vitória.

© Foto / Conselho Distrital de Norfolk /Andrew WilliamsO pingente anglo-saxão, que replica uma moeda de ouro representando o imperador romano Honório
O pingente anglo-saxão, que replica uma moeda de ouro representando o imperador  romano Honório - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2024
O pingente anglo-saxão, que replica uma moeda de ouro representando o imperador romano Honório
O especialista em moedas Adrian Marsden do Serviço de Identificação e Registro do Conselho do Condado de Norfolk disse que o artefato é único já que, embora os romanos naquele tempo já se tivessem convertido ao Cristianismo, os anglo-saxões ainda eram pagãos. No entanto, eles copiaram uma moeda claramente cristã.
Naquela época, os anglo-saxões não tinham um sistema de escrita totalmente desenvolvido, o que provavelmente contribuiu para a inscrição muito estranha do anverso, disse o especialista. O reverso, que deveria ter RESTITVTOR REIPVBLICAE, ou seja Restaurador da República, foi escrito incorretamente como STITVTOR EIPVBLICAE, omitindo algumas letras e confundindo outras.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала