- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Políticos do Ocidente estão preocupados com potencial do míssil Tsirkon da Rússia, acredita analista

© Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensFragata Admiral Gorshkov realiza disparo de míssil hipersônico Tsirkon
Fragata Admiral Gorshkov realiza disparo de míssil hipersônico Tsirkon - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2024
Nos siga no
Há uma preocupação nos círculos políticos ocidentais com as capacidades do míssil hipersônico russo Tsirkon, escreveu o especialista militar Drago Bosnic em um artigo para a InfoBRICS.
Na terça-feira (3), o Ministério da Defesa da Rússia mostrou lançamentos de mísseis Tsirkon e Kalibr durante exercícios no leste do mar Mediterrâneo.
As imagens publicadas mostram lançamentos de mísseis hipersônicos Tsirkon da fragata Admiral Gorshkov e de mísseis Kalibr do submarino diesel-elétrico Novorossiysk.
Em seu artigo, Bosnic destacou as características do Tsirkon como a velocidade de Mach 9, cerca de 11.000 km/h, o alcance de até 2.000 km e uma alta manobrabilidade, além da capacidade de ser carregado com uma ogiva nuclear.
Tudo isso "torna impossível a interceptação" do míssil, uma vez que o inimigo teria só "alguns segundos para reagir".

"O Ocidente político está particularmente assustado com as capacidades multiuso do Tsirkon, pois ele pode ser lançado por várias plataformas, sejam submarinas, navios de guerra de superfície e/ou plataformas terrestres", escreveu Bosnic.

Lançamento do míssil balístico intercontinental Sarmat a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, Rússia, em 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2024
Panorama internacional
'Não há defesa contra o Oreshnik': analistas avaliam a resposta russa à escalada de Biden na Ucrânia
O autor também ressaltou que a implantação do míssil Tsirkon em locais de lançamento terrestres vai reduzir significativamente a capacidade das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de realizar operações de combate em terra, porque tanto instalações importantes quanto grandes concentrações de tropas vão correr o risco de serem atingidos.
Segundo o especialista, o míssil complementa muito o atual arsenal de armas hipersônicas da Rússia, que inclui os sistemas de mísseis Iskander-M, Kinzhal e o mais recente Oreshnik.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала