- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA ajudaram seus aliados na Síria a tomar territórios estratégicos, informa mídia

© AP Photo / Baderkhan AhmadComboio militar dos EUA conduzindo no vilarejo de Qamishli, Síria, 26 de outubro de 2019
Comboio militar dos EUA conduzindo no vilarejo de Qamishli, Síria, 26 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2024
Nos siga no
As Forças Armadas dos EUA na Síria ajudaram os grupos armados aliados a ocupar um território estrategicamente importante após a mudança de liderança no país, informou o The Washington Post, citando uma fonte.
Os Estados Unidos estão envolvidos no conflito sírio mesmo após a queda do governo do ex-presidente Bashar al-Assad, tendo deslocado tropas em locais diferentes do país.

"O Exército dos EUA, que mantém uma força de cerca de 800 soldados em vários locais no leste da Síria, coordenou e permitiu que uma milícia aliada tomasse um território estratégico", informa o jornal.

O motivo oficial de os militares dos EUA estarem no país é a alegada luta contra as forças do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) que podem se aproveitar da situação caótica.
Segundo outra fonte do The Washington Post, Washington agora está avaliando o número de equipamentos e munição russos que podem cair em mãos erradas após a retirada das tropas do governo Assad.
Cidadãos sírios agitam a bandeira revolucionária e gritam slogans, enquanto comemoram durante o segundo dia da tomada da cidade pelos insurgentes em Damasco, Síria, 9 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2024
Panorama internacional
'Já perceberam que não é por aí': como será o novo governo sírio do Tahrir al-Sham?
Desde o final de novembro, grupos armados ocuparam várias cidades importantes da Síria, incluindo os arredores de Damasco.
O ex-presidente do país Bashar al-Assad, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, manteve conversações com alguns participantes do conflito, durante as quais decidiu renunciar e deixar o país, dando orientações para uma transferência pacífica de poder.
A Rússia não participou dessas conversas.
Prédio fica destruído após ataque das Forças de Defesa de Israel em Damasco. Síria, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2024
Notícias do Brasil
Governo Lula determina esvaziamento da Embaixada do Brasil em Damasco, diz mídia
Entretanto, uma fonte do Kremlin confirmou à Sputnik que Assad e seus familiares chegaram a Moscou, que lhes concedeu asilo por razões humanitárias.
O interlocutor da agência disse que as autoridades russas estão em contato com representantes da oposição armada síria, cujos líderes haviam garantido a segurança das bases militares e instituições diplomáticas russas em território sírio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала