- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido Baath da Síria anuncia suspensão de atividades após mudança de poder no país

© AP Photo / Hassan AmmarBandeira nacional da Síria com foto de Bashar al-Assad, presidente do país, tremula em posto de controle do Exército sírio na cidade de Douma, perto de Damasco. Síria, 15 de julho de 2018
Bandeira nacional da Síria com foto de Bashar al-Assad, presidente do país, tremula em posto de controle do Exército sírio na cidade de Douma, perto de Damasco. Síria, 15 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2024
Nos siga no
O Partido Socialista Árabe Baath, do presidente sírio Bashar al-Assad, anunciou nesta quarta-feira (11) a suspensão de suas atividades após mais de 60 anos no poder.

"Após analisar a situação política, social e econômica, com base nos interesses nacionais, a liderança tomou a seguinte decisão: suspender as ações e atividades do partido em todas as suas manifestações até novo aviso", disse o partido em comunicado publicado pelo jornal sírio Al-Watan.

O partido transferirá todos os equipamentos e as armas para os departamentos de polícia, de acordo com o comunicado.
"Todos os ativos materiais serão transferidos para a disposição do Ministério das Finanças, sob o proteção do Ministério da Justiça", disse o comunicado.
Cidadãos sírios agitam a bandeira revolucionária e gritam slogans, enquanto comemoram durante o segundo dia da tomada da cidade pelos insurgentes em Damasco, Síria, 9 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2024
Panorama internacional
'Já perceberam que não é por aí': como será o novo governo sírio do Tahrir al-Sham?
O Partido Socialista Árabe Baath foi fundado na Síria, em 1946, e adotou uma ideologia socialista e nacional árabe. Filiais do partido surgiram em muitos países da região, incluindo Líbano, Jordânia, Líbia e Arábia Saudita. Tornou-se o partido governante na Síria em 1963, enquanto no Iraque permaneceu no poder de meados da década de 1960 até o início dos anos 2000.
A oposição armada síria capturou a capital Damasco no último domingo (8). Autoridades russas disseram que o presidente sírio Bashar al-Assad renunciou após manter negociações com participantes do conflito sírio e deixou a Síria para ir à Rússia, onde recebeu asilo.
Mohammed al-Bashir — que comandou uma administração baseada em Idlib formada pelo grupo sunista salafista Hay'at Tahrir al-Sham (HTS, ou Comitê da Libertação do Levante em tradução livre) e outros grupos de oposição — foi nomeado primeiro-ministro interino na terça-feira (10).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала