- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Influência de Macron enfraquece no mundo, na UE e no acordo com Mercosul, diz analista

© AP Photo / Ludovic MarinO presidente francês Emmanuel Macron observa enquanto visita a feira comercial de defesa e segurança terrestre e aérea Eurosatory, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte em Villepinte, ao norte de Paris, 13 de junho de 2022
O presidente francês Emmanuel Macron observa enquanto visita a feira comercial de defesa e segurança terrestre e aérea Eurosatory, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte em Villepinte, ao norte de Paris, 13 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2024
Nos siga no
A influência do presidente francês Emmanuel Macron, devido à atual crise política no país, enfraqueceu na arena internacional, especialmente na União Europeia (UE), disse um especialista do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), Alain Policar, à Sputnik.
O comentário surgiu antes de uma reunião planejada para quinta-feira (12) entre Macron e o premiê polonês Donald Tusk, onde espera lhe relatar sobre sua reunião com o presidente eleito dos EUA Donald Trump e o atual líder da Ucrânia Vladimir Zelensky em Paris na semana passada.
Entre outras coisas, Macron pretende discutir o acordo recém-fechado entre a UE e o Mercosul e o apoio europeu à Ucrânia, pois a Polônia vai exercer a presidência da UE em 2025.
Segundo Policar, os problemas domésticos de Macron no palco político, como os resultados das eleições legislativas e o voto de desconfiança em seu governo, "minaram completamente sua legitimidade".

"Ele não tem maioria política há muito tempo, e é justo considerar que ele perdeu sua influência real", disse.

Reunião de coordenação entre presidentes dos Estados partes do Mercosul - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2024
Panorama internacional
Quão pragmática será a Argentina de Milei na presidência do Mercosul?
Policar acredita que Macron não está mais sendo ouvido e, em questões como a formação de uma coalizão para enviar tropas à Ucrânia ou impedir a assinatura de um acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul, a França não tem mais voz.

"No cenário internacional, e especialmente na Europa, a voz da França está extremamente enfraquecida. Todos sabem que ele é extremamente impopular e que, em dois anos e meio, não será mais presidente", acredita.

Ao mesmo tempo, ele acha que a França perdeu sua influência não apenas por causa de Macron, mas também devido à deterioração da situação econômica do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала