- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Lula relembra 'susto' ao saber que teria que fazer nova cirurgia e faz planos para 2025

© Foto / Paulo Pinto / Agência BrasilO presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva após receber alta do hospital Sírio-Libanês, onde passou por um procedimento cirúrgico na cabeça. São Paulo (SP), 15 de dezembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva após receber alta do hospital Sírio-Libanês, onde passou por um procedimento cirúrgico na cabeça. São Paulo (SP), 15 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2024
Nos siga no
Em entrevista exclusiva ao programa Fantástico, da TV Globo, exibida na noite deste domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou o acidente, a necessidade de passar por uma nova cirurgia e contou planos para voltar ao trabalho.
Ao receber alta, ainda no Hospital Sírio Libanês, Lula conversou com a equipe de reportagem e afirmou estar se sentindo bem, ressaltando que planeja voltar para Brasília em breve. Segundo o presidente, ele segue em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando fará uma nova tomografia. "Aí, eu vou para Brasília para trabalhar normalmente", disse.
O presidente contou que pensou estar fora de perigo após o período do acidente doméstico e que continuou fazendo atividades físicas e chegou a viajar para o Uruguai, quando participou do fechamento do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Segundo ele, no domingo (8), começou a sentir uma dor de cabeça e, no dia seguinte, notou estranheza em seus movimentos, solicitando, assim, uma consulta médica.

"Eu estava reunido com o Pacheco [Rodrigo, presidente do Senado], com o Lira [Arthur, presidente da Câmara] e com vários ministros, discutindo a questão do acordo feito na Suprema Corte sobre as emendas parlamentares, pra falar a verdade, quando eu pedi para chamar a doutora Ana, ela falei: 'Ana, eu acho que o mundo também acha que é bom a gente marcar uma consulta no Sírio'".

Após esta avaliação, a equipe médica indicou a necessidade de uma nova cirurgia, o que pegou o presidente de surpresa.
Imagem ilustrativa: pessoa segura smartphone, que exibe o logo do YouTube - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2024
Notícias do Brasil
AGU: YouTube tem 24 horas para retirar vídeos com notícias falsas sobre estado de saúde de Lula
De acordo com o médico Roberto Kalil, cardiologista e um dos responsáveis pelo tratamento do presidente, a situação antes da cirurgia do presidente era considerada grave.
"O quadro da IT foi extremamente grave. Ela requeria obviamente, atendimento de emergência, mas sim, corria o risco de acontecer o pior", relatou ao programa.
Lula precisou ser submetido a um procedimento endovascular para embolização da artéria meníngea média, a fim de evitar que um novo hematoma surgisse no local, como medida preventiva.

Cenário político na última semana

Perguntado sobre os acontecimentos políticos da semana, uma vez que acompanhou de longe, enquanto se tratava no hospital, Lula ressaltou, com consternação, a prisão do general Braga Netto.
Ele disse ficar triste por pessoas que "receberam dinheiro a vida inteira da União" terem tramado um golpe contra o país.
Palavras do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2024
Notícias do Brasil
STF mantém prisão preventiva do general Braga Netto
"É triste saber que pessoas que chegaram ao cargo de general de 4 estrelas montaram uma máquina de fazer maldade nesse país. É muito grave o que fizeram", disse, admitindo ter ficado chocado.
O presidente também ressaltou que quer que os acusados tenham direito de se defender e, caso as acusações sejam provadas, que sejam punidos "severamente para servir de exemplo ao Brasil".

Retomada dos trabalhos e planos para os próximos anos de governo

Em relação aos últimos projetos do seu governo, Lula foi perguntado sobre a reforma tributária, o pacote de corte de gastos e a reação do mercado financeiro sobre os anúncios.
Algumas medidas teriam desagradado o mercado financeiro, o que teria refletido na alta do dólar. O presidente discordou das reações, teceu críticas ao aumento da taxa de juros pelo Banco Central (BC) e reafirmou que tem responsabilidade fiscal.

"Vou repetir: ninguém nesse país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu. Entreguei esse país numa situação muito privilegiada. É isso que eu quero fazer outra vez. E não é o mercado que tem ficar preocupado com os gastos do governo. É o governo. Porque, se eu não controlar os gastos, se eu gastar mais do que eu tenho, quem vai pagar é o povo pobre".

Comemoração da aprovação em primeiro turno da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2024
Notícias do Brasil
Proposta da reforma tributária impacta herdeiros e adeptos da previdência privada, aponta analista
A 15 dias do fim do ano, quando completa metade do seu mandato, Lula disse que seu governo cumpriu tudo que planejou para os dois primeiros anos e que a partir de 2025 é hora de colher o que foi plantando em um período que considerou, também, ser de reconstrução.
"2025 é o ano da colheita, agora vamos começar a colher. As coisas vão acontecer nesse país", ressaltou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала