- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Justiça do Peru determina divulgação de acordo com a Odebrecht em investigação de corrupção

© AP Photo / Arnulfo FrancoProtesto contra a corrupção no Panamá após descoberta de esquema de corrupção que envolvia pagamento de propina pela Odebrecht a políticos locais. Cidade do Panamá, 1º de março de 2017
Protesto contra a corrupção no Panamá após descoberta de esquema de corrupção que envolvia pagamento de propina pela Odebrecht a políticos locais. Cidade do Panamá, 1º de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2024
Nos siga no
O Tribunal Constitucional do Peru (TC) ordenou nesta quarta-feira (18) ao Ministério Público do país que forneça uma cópia do acordo de colaboração celebrado entre este ministério e a construtora brasileira Odebrecht, relacionado aos crimes de corrupção no âmbito do caso Lava Jato.
"O Tribunal Constitucional ordenou ao Ministério Público que entregue a cópia do acordo de benefícios e colaboração eficaz, bem como do acordo complementar celebrado com a Odebrecht", informou o órgão.
A decisão foi tomada após ação apresentada pelo jornalista local Phillip Butters, que solicitou acesso ao acordo de colaboração entre o Ministério Público e a Odebrecht com o objetivo de promover a transparência.
Nesta foto de arquivo tirada em 17 de junho de 2016, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo fala durante uma discussão sobre a Venezuela e a OEA no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) em Washington, DC - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Panorama internacional
Ex-presidente do Peru, acusado de receber propina da Odebrecht, se entrega nos EUA (VÍDEO)
O Tribunal argumentou que o acordo é uma informação pública e deve obedecer ao princípio da máxima transparência, salvo exceções previstas expressamente na lei, o que não se aplica neste caso.
Além disso, a Justiça rejeitou os argumentos do Ministério Público que alegavam a necessidade de sigilo nas investigações.
O acordo de colaboração eficaz entre o Ministério Público peruano e a Odebrecht foi firmado em 2019, em que a empresa brasileira e alguns de seus ex-executivos se comprometeram a fornecer informações e provas sobre atos de corrupção no Peru em troca de benefícios legais, como redução de penas e proteção aos colaboradores.
Na época, o acordo foi considerado crucial para expor o pagamento de subornos a funcionários peruanos em troca da concessão de obras públicas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала