Desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins: 15 pessoas seguem desaparecidas
16:42 23.12.2024 (atualizado: 19:53 23.12.2024)
© Divulgação / Bombeiros do TocantinsBombeiros fazem buscas no rio Tocantins após desabamento de ponte que liga região ao Maranhão. Aguiarnópolis, 23 de dezembro de 2024
© Divulgação / Bombeiros do Tocantins
Nos siga no
Após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, entre Tocantins e Maranhão, no último domingo (22), pelo menos 15 pessoas seguem desaparecidas na região, conforme a Defesa Civil. Até o momento, uma morte foi confirmada.
As buscas no rio Tocantins seguem sendo feitas pelos bombeiros com botes e sem a presença de mergulhadores por conta do risco de contaminação das águas — entre os oito veículos que despencaram da ponte no momento da tragédia, dois eram caminhões que transportavam produtos químicos. Amostras do leito já foram coletadas e vão confirmar ou não se há materiais tóxicos na região.
A estrutura foi construída na década de 1930 e possui 533 metros de extensão. No momento da queda, um vereador que denuncia as condições precárias flagrou o desabamento. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o vão central da ponte cedeu e as causas ainda estão em investigação.
Governo anuncia R$ 100 milhões para reconstrução
Durante visita ao local, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal vai destinar R$ 100 milhões para a reconstrução da estrutura. Também foi decretada situação de emergência na região.
"Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos técnicos necessários para a reconstrução, para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também a retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e execução das futuras obras. Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança", disse à Agência Brasil.