- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ano novo começa com conta de luz mais barata, informa Aneel

© Caio Coronel/ItaipuBarragem de Itaipu, no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai
Barragem de Itaipu, no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2024
Nos siga no
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2025 será verde, dando um alívio para os consumidores de energia elétrica. A bandeira tarifária permaneceu verde de abril de 2022 até julho de 2024.
O motivo, segundo a autarquia, é a permanência das condições favoráveis de geração de energia no país, com a chegada do período chuvoso, que melhoraram os níveis dos reservatórios, aumentando a geração das usinas hidrelétricas.
"Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas", explicou a Aneel.
Lançado pela agência em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no país.
Rede elétrica (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2024
Notícias do Brasil
Após chuvas, contas de luz ficam mais baratas, com retorno da bandeira tarifária amarela
A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Anteriormente, os meses de junho, julho e agosto registraram o menor volume de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste dos últimos 94 anos.
Com os reservatórios prejudicados devido às secas, o governo estimou usar de 70% a 80% das termelétricas, entre outras medidas, para garantir segurança energética ao país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала