Maioria dos oficiais de inteligência ocidentais não aprovam ação de pagers de Israel, diz mídia

© AP Photo / Carolyn KasterO selo da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em sua sede, em Langley, Virgínia. EUA, 13 de abril de 2016
O selo da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em sua sede, em Langley, Virgínia. EUA, 13 de abril de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2024
Nos siga no
Muitos funcionários atuais e antigos de alto escalão da inteligência ocidental desaprovam a operação israelense dos pagers armadilhados contra o movimento Hezbollah do Líbano, informou o Financial Times, que entrevistou os agentes.

"Em entrevistas com mais de uma dúzia de atuais e ex-agentes de segurança sêniores de quatro dos mais importantes aliados ocidentais de Israel, todos admitiram que a operação com pagers foi um extraordinário golpe de espionagem. Mas apenas três disseram que aprovavam tal operação", ressaltou o jornal.

De acordo com o artigo, um entrevistado admitiu que a operação de Israel abriu um precedente perigoso que poderia ser seguido por terroristas ou criminosos. O funcionário também disse que o transporte de pagers carregados de explosivos pela Europa e pelo Oriente Médio representava um perigo para pessoas e propriedades.

"Essa foi uma operação excepcional, mesmo que muitos países ocidentais a considerem um assassinato. Os ministérios da Defesa de todo o mundo se perguntaram como se defender de tal sabotagem", contou um ex-oficial de inteligência de alto escalão de um país ocidental.

Forças Armadas da Rússia realizam um treinamento em coordenação de combate em um campo na República Popular de Lugansk - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2024
Operação militar especial russa
Escalada feita pelo Ocidente fortaleceu poder militar da Rússia, não o enfraqueceu, diz mídia
Anteriormente, uma série de explosões de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah ocorreu no Líbano. De acordo com um relatório oficial, o número de mortos chegou a 32 pessoas e mais de 3.000 ficaram feridas. As explosões ocorreram simultaneamente em diferentes partes do país e foram causadas, segundo os dados das autoridades libanesas e do Hezbollah, por Israel, que não confirmou seu envolvimento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала