Desenterram na China enorme complexo arquitetônico e ossos de oráculo com inscrições antigas (VÍDEO)
© Foto / Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia AnyangVista superior de um dos 24 túmulos descobertos na cidade de Anyang, na China
© Foto / Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia Anyang
Nos siga no
Arqueólogos chineses desenterraram um complexo arquitetônico bem preservado de taipa, no sítio arqueológico de Zhouyuan em Baoji, província chinesa de Shaanxi, composto por três muralhas sucessivas: a cidade-palácio, a cidade principal e as muralhas secundárias.
Destaca-se que as construções datam da dinastia Zhou Ocidental, que governou entre 1046 a.C e 771 a.C.
Entre as descobertas foi também achado um pedaço de osso de oráculo com a inscrição Qin ren (povo Qin), se tornando o mais antigo registro escrito conhecido do povo local Qin, segundo um documento do Instituto Provincial de Arqueologia de Shaanxi, informa o Global Times.
De acordo com o comunicado, mais de 200 fragmentos de ossos de oráculo foram descobertos fora da muralha sul do palácio. Vale destacar que os ossos eram usados na piromancia – uma forma de adivinhação na antiga China.
"A descoberta desses ossos de oráculo fornece uma valiosa evidência física para o estudo deste tipo de inscrições e da história do período Zhou Ocidental", disse Zhong Jianrong, diretor do Instituto Provincial de Arqueologia de Shaanxi ao jornal.
A cidade-palácio, situada na parte norte da cidade secundária, cobre 500.000 metros quadrados e tem uma rede de estradas em forma de grade.
🇨🇳🦴 Enorme complexo arquitetônico de 3 mil anos com ossos e inscrições antigas é descoberto na China
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 30, 2024
As muralhas da cidade-palácio, da cidade principal e muralhas secundárias da dinastia Zhou Ocidental, que governou entre 1046 a.C e 771 a.C., foram desenterradas por arqueólogos… pic.twitter.com/jKrfN40OE2
Na área sudoeste do local de escavação, os arqueólogos desenterraram dois grandes edifícios do período que antecede a dinastia Zhou Ocidental, que se estendem por mais de 150 metros de norte a sul. Sua estrutura principal mede 68 metros de comprimento e 34-37 metros de largura, cobrindo mais de 2.500 metros quadrados. As construções consistem de um portão, quartos de ala, salão de entrada, câmaras traseiros, e pátios frontal e traseiro.
De acordo com a notícia, este é o primeiro edifício cultural anterior à dinastia Zhou Ocidental a ser totalmente escavado no sítio arqueológico de Zhouyuan e o maior edifício pré-Zhou descoberto até agora.