Comandante da Força Aérea ucraniana diz que F-16 serão incapazes de competir com aviões russos
04:47 08.01.2025 (atualizado: 05:18 08.01.2025)
© AP Photo / Toby TalbotUm caça F-16 decola com pós-combustores carregados de mísseis Sidewinder ativos da base da Guarda Aérea Nacional em South Burlington, Vermont, EUA, dezembro de 2001
© AP Photo / Toby Talbot
Nos siga no
Os caças F-16 ucranianos não podem competir em combates aéreos com aeronaves tecnológicas russas, disse o chefe da gestão de comunicações do comando da Força Aérea da Ucrânia, Yuri Ignat.
"Sim, gostaríamos de obter modificações mais poderosas Efok com radares mais poderosos e mísseis de longo alcance, porque competir sozinho em batalhas aéreas com aeronaves tecnológicas dos russos é bastante difícil", disse Ignat nas redes sociais.
No início de outubro, o ministro da Defesa dos Países Baixos, Ruben Brekelmans, confirmou oficialmente que o país tinha entregue a Kiev o primeiro lote de caças F-16 dos 24 prometidos, com os restantes a serem enviados nos próximos meses.
Anteriormente, o comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa e África, general James Hecker, disse que os pilotos militares ucranianos não têm experiência para efetuar missões complexas nos caças F-16 fornecidos pelo Ocidente. Ele também admitiu que os aliados de Kiev não podem treinar pilotos ucranianos com rapidez suficiente para pilotar os caças norte-americanos.