- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Adesão das Filipinas ao BRICS privará EUA de sua posição na Ásia-Pacífico, diz especialista

© AP Photo / Basilio SepeMembro da Guarda Costeira filipina segura bandeiras das Filipinas e da China durante chegada de navio de treinamento naval chinês Qi Jiguang, que participa de visita de boa vontade no porto de Manila. Filipinas, 14 de junho de 2023
Membro da Guarda Costeira filipina segura bandeiras das Filipinas e da China durante chegada de navio de treinamento naval chinês Qi Jiguang, que participa de visita de boa vontade no porto de Manila. Filipinas, 14 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2025
Nos siga no
A possível entrada das Filipinas no BRICS representa uma importante ameaça à posição dos EUA na Ásia-Pacífico, afirma o analista militar e ex-oficial de inteligência dos EUA Scott Ritter.
Conversando com o jornalista Danny Haiphon em seu canal do YouTube, Ritter apontou para o processo que está em andamento no Sudeste Asiático, sugerindo que as forças tradicionais da região estão perdendo suas posições para o BRICS.
Ele citou como exemplo a recente adesão ao bloco de um país da região muito importante, a Indonésia, e o fato de a Malásia e a Tailândia estarem seguindo na mesma direção, sendo já países parceiros do BRICS.
O presidente russo Vladimir Putin, à esquerda, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participam da cerimônia de boas-vindas antes de um jantar informal à margem da Cúpula do BRICS em Kazan - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2025
Panorama internacional
Brasil quer expansão ordenada e institucionalização do BRICS, diz analista
Segundo o ex-funcionário de inteligência norte-americana, as Filipinas "não vão ficar sentadas e sozinhas nisso" e vão fazer parte deste processo de desenvolvimento das relações com o BRICS.

"Vejo as Filipinas saltarem também e esse é o fim da posição dos Estados Unidos no Pacífico", afirmou.

Ritter também ressaltou que tudo isso é consequência do conflito ucraniano que está "reverberando" por todo o mundo.
O ministro das Relações Exteriores da Indonésia Sugiono chega à Cúpula do BRICS em Kazan, Rússia, 24 de outubro de 2024 (Kirill Zykov/Photo host brics-russia2024.ru via AP) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2024
Panorama internacional
BRICS terá poder de fogo contra o dólar após adesão de Indonésia, Malásia e Tailândia, diz analista
Em 6 de janeiro, uma nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro anunciou que a "detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático", a Indonésia, começou a fazer parte do BRICS.
Nessa nota, o Brasil, que em 1º de janeiro assumiu a presidência do BRICS, ressaltou a contribuição positiva do país sudeste-asiático para "o aprofundamento da cooperação do Sul Global".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала